A VPN possibilita que os usuários de dispositivos móveis naveguem com segurança, razão pela qual vem conquistando notoriedade crescente
Nos últimos anos, a Virtual Private Network (VPN) tem ganhado uma notoriedade crescente entre os usuários da internet, principalmente daqueles que jogam games mobile. Originalmente criada para fins de segurança e privacidade, as VPNs agora são usadas para uma variedade de propósitos, desde a proteção de navegação até a melhora da experiência nos jogos online.
A utilização de VPN para dispositivos móveis vem crescendo à medida em que os jogos mobile também ficam em alta no mundo. Essa alta surpreendente ocorre por causa dos benefícios que uma VPN pode trazer para jogos que exigem localização para participar de eventos. A seguir, será possível entender tudo isso melhor.
Como funciona a VPN?
Para entender a função da VPN para dispositivos móveis, primeiramente é necessário saber como ela funciona. Resumidamente, a VPN é um serviço que cria uma conexão segura e criptografada entre seu dispositivo e um servidor remoto localizado em algum lugar do mundo.
Quando o usuário se conecta a um servidor VPN, seu tráfego de internet é roteado através desse servidor, mascarando seu endereço IP e tornando todas as suas atividades online praticamente anônimas. No início da ascensão da VPN, ela era muito utilizada por curiosos que desejam conferir o que existia na Dark Web.
Isso é possível graças à criptografia dos dados que trafegam entre o dispositivo e o servidor VPN, protegendo então as informações pessoais contra hackers e rastreamento online, que muitas vezes podem vir carregados de “surpresas”.
Além de proporcionar todos esses benefícios, a VPN também permite simular estar em uma localização geográfica diferente, o que tem inúmeras aplicações, desde desbloquear conteúdo restrito geograficamente até jogar games estrangeiros.
A revolução dos games com VPN
Desde seu lançamento, a utilização de VPNs em jogos online se tornou uma tendência global na internet. Por exemplo, o fenômeno Pokémon GO, que rapidamente se tornou um sucesso global, aproveita a localização do jogador para proporcionar uma melhor experiência. Através da localização, é selecionado os pokémons que surgirão para o usuário capturar, e é aí que entra a VPN.
Através de uma Virtual Private Network, muitos jogadores conseguiram “teletransportar” seus avatares para outras regiões do mundo, permitindo-lhes acessar missões e pokémons exclusivos de diferentes áreas. Isso abriu um mundo de possibilidades para jogadores dedicados, permitindo-lhes desfrutar de desafios exclusivos e ampliar sua coleção de pokémons lendários.
Claro que esse é apenas um exemplo, e as possibilidades de benefícios de usar VPN são muito maiores do que apenas em games. A seguir, será possível conferir alguns dos principais benefícios.
Principais benefícios de usar uma VPN no celular
Agora que já deu para ter uma ampla noção do funcionamento de uma VPN, é importante conhecer alguns dos seus principais benefícios, que variam desde privacidade e segurança até acesso a conteúdo restrito.
Privacidade e segurança
A criptografia fornecida por uma VPN é capaz de proteger todos os dados pessoais e informações sensíveis de seus usuários dos grandes e potenciais perigos, os
cibercriminosos. Além disso, essa rede camufla totalmente o endereço IP do indivíduo, dificultando 100% o rastreamento de suas atividades online.
Acesso a conteúdo restrito
Não é o ideal, mas muitas pessoas acabam usando as VPNs para ter acesso a conteúdos restritos geograficamente, como foi visto no exemplo acima de Pokémon Go. Além de jogos, é possível ter acesso a conteúdo, como sites e serviços de streaming que podem não estar disponíveis na região. Isso expande suas opções de entretenimento e acesso à informação.
As VPNs de celulares estão se tornando cada vez mais valiosas na era digital. Elas proporcionam uma camada adicional de segurança e oferecem acesso a um mundo de possibilidades. Usufruir dos benefícios de uma VPN é fácil, mas, para garantir uma experiência online mais segura e versátil, é necessário pesquisar bem sobre as VPNs de qualidade existentes no mercado.
Foto: Freepik