A Monest, empresa de cobrança voltada para pequenos e médios, atua para que o cliente pague a sua dívida e volte a ser consumidor do mesmo fornecedor
“Somos pagos para recuperar cliente”, define Tiago Oliveira, CEO e sócio-fundador da Monest, empresa de recuperação de crédito focada nas pequenas e médias. Além de possibilitar as empresas a reverter o quadro de inadimplência, a Monest atua para que o consumidor continue se relacionando com o fornecedor que, até então, era devedor.
“A falta de pagamento pode ter sido motivada por uma falha da empresa, que não foi resolvida entre as duas partes. Ao identificarmos esta situação, atuamos para que a questão seja solucionada. O resultado é que o inadimplente paga a sua dívida e, alguns, voltam a se relacionar comercialmente com a mesma empresa”, explica Oliveira.
A Monest utiliza todos os canais possíveis para dialogar com o inadimplente e disponibiliza em seu site uma plataforma de autonegociação. Conforme o executivo, os meios digitais estão cada vez mais sendo usados, mas ainda o call center ativo é uma ferramenta importantíssima para o trabalho de cobrança.
Oferecer os serviços de cobrança e relacionamento com o cliente a pequenas e médias empresas é uma opção da Monest, que ainda têm pouco acesso a tecnologia e muitas vezes não correm atrás dos inadimplentes em decorrência dos custos dos serviços de cobrança. “Trabalhamos com dois tipos de planos: o Padrão, para carteira de inadimplências de até R$ 1 milhão, e o Personalizado, acima de R$ 1 milhão. Em ambos é cobrada uma taxa mensal de R$ 69,90 mais uma porcentagem sobre o sucesso de cada negociação, de acordo com cada valor recuperado”, acrescenta o CEO.
Fundada em setembro do ano passado, a Monest possui no portfólio cerca de 100 clientes, de diversos segmentos, como medicina ocupacional, internet, educação e registro de marca. Em oito meses de operação, foram recuperados aproximadamente R$ 60 mil. Até o final do ano, a expectativa é chegar aos R$ 400 mil/mês. A empresa foca numa comunicação diferenciada com os devedores. “A qualidade dos nossos serviços, assim como a transparência na negociação e o relacionamento com os clientes impactam diretamente na taxa de recuperação”, explica Tiago Oliveira.
Todas as negociações podem ser acompanhadas de perto pelas contratantes, desde os acordos firmados, as propostas elaboradas e os valores recuperados. “Somos transparentes com os detalhes da dívida, para que o cliente tenha a segurança para fechar um acordo. Por isso, mostramos os detalhes e cálculos do débito para que a pessoa entenda o que está pagando, negociando para chegar no valor aceito pela política da empresa”, acrescenta Oliveira.
Uma resposta
Olá, boa tarde.
Gostaria de enaltecer a bela matéria realizada, sobre um assunto tão importante e atual, ou seja, o inadimplemento dos consumidores.
Conheço o trabalho do Thiago Oliveira, da sua equipe e empresa, o qual tenho plena convicção do excelente serviço prestado e eficiência na recuperação de crédito. Trata-se de uma empresa voltada pelo ótimo atendimento ao consumidor e eficácia junto as empresas clientes.
Parabéns pela reportagem.
(Obs: o nome do CEO é Thiago Oliveira).
Att.,
Fábio André.