A notificação de inclusão no cadastro positivo será enviada por correio, por e-mail ou por SMS por uma das empresas gestoras autorizadas a operar pelo Banco Central
Os consumidores brasileiros deverão começar a receber a notificação de inclusão de seus dados no cadastro positivo ainda neste mês de novembro. Os bancos e demais instituições financeiras já estão enviando informações dos seus clientes para as empresas gestoras que vão operar o cadastro positivo, considerada uma lista de bons pagadores.
A notificação de inclusão pode ser enviada por correio, por e-mail ou por SMS por uma das empresas gestoras autorizadas a operar o cadastro positivo pelo Banco Central. É bom saber que será enviada apenas uma notificação de inclusão em nome das quatro gestoras: Serasa, Quod Gestora de Inteligência de Crédito, Boa Vista Serviços e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL – SPC Brasil) e não será solicitado nenhum dado do consumidor nesta carta.
+ Quod explica como irá funcionar o cadastro positivo
+ Consumidores devem ficar no Cadastro Positivo
+ Consumidor será informado da inclusão no cadastro positivo
Nesta primeira etapa, os bancos e as casas de crédito vão abastecer o cadastro positivo. Nos próximos meses, prestadoras de serviço com conta fixa, como companhias de água, luz, gás e telefone, passarão a enviar as informações. بلاك جاك O cadastro será estendido posteriormente às redes de varejo, que compartilharão o histórico de pagamento dos clientes ao banco de dados.
Ao receber a notificação de inclusão, o consumidor poderá tomar a decisão se quer ou não ter seus dados no cadastro positivo. Se optar por ficar de fora, deve comunicar sua decisão à apenas uma das operadoras, que deverá repassar a informação a todas às outras. افضل مواقع المراهنات Mas poderá retornar a qualquer momento, bastando também que avise uma das gestoras autorizadas pelo Banco Central. لعبة قمار اون لاين Assim como poderá pedir a exclusão quando desejar.
+ Você sabe o que é a Lei do Cadastro Positivo?
+ Campanha institucional esclarece cadastro positivo
Os birôs que administram o cadastro positivo terão dois dias para suspender o nome quando do pedido de exclusão e, nesse período, avisar os demais, que, por sua vez, contam com outros dois dias para também fazer a exclusão.
Procon-SP tem algumas restrições
O Procon-SP vê com reserva esse banco de dados, principalmente em relação a inclusão automática do consumidor. "A inclusão neste cadastro deve ser um ato voluntário e não automático, uma vez que viola a garantia da proteção à intimidade e à vida privada das pessoas, expondo a condição econômico-financeira e a vida pessoal de cada um", explica Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP. "As instituições de crédito vão ter acesso a todos os dados do consumidor que vai ter sua vida financeira vasculhada para garantir que é um bom pagador e, não existe certeza nenhuma de que os juros vão realmente cair", conclui.
Fontes: Agência Brasil e Procon-SP