Gestoras do cadastro positivo começam a enviar notificação de inclusão

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Será enviada apenas uma notificação de inclusão em nome das quatro gestoras: Serasa, Quod, Boa Vista e CNDL-SPC Brasil | Foto: Divulgação

A notificação de inclusão no cadastro positivo será enviada por correio, por e-mail ou por SMS por uma das empresas gestoras autorizadas a operar pelo Banco Central

Os consumidores brasileiros deverão começar a receber a notificação de inclusão de seus dados no cadastro positivo ainda neste mês de novembro. Os bancos e demais instituições financeiras já estão enviando informações dos seus clientes para as empresas gestoras que vão operar o cadastro positivo, considerada uma lista de bons pagadores.

A notificação de inclusão pode ser enviada por correio, por e-mail ou por SMS por uma das empresas gestoras autorizadas a operar o cadastro positivo pelo Banco Central. É bom saber que será enviada apenas uma notificação de inclusão em nome das quatro gestoras: Serasa, Quod Gestora de Inteligência de Crédito, Boa Vista Serviços e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL – SPC Brasil) e não será solicitado nenhum dado do consumidor nesta carta.




Nesta primeira etapa, os bancos e as casas de crédito vão abastecer o cadastro positivo. Nos próximos meses, prestadoras de serviço com conta fixa, como companhias de água, luz, gás e telefone, passarão a enviar as informações. بلاك جاك O cadastro será estendido posteriormente às redes de varejo, que compartilharão o histórico de pagamento dos clientes ao banco de dados. 

Ao receber a notificação de inclusão, o consumidor poderá tomar a decisão se quer ou não ter seus dados no cadastro positivo. Se optar por ficar de fora, deve comunicar sua decisão à apenas uma das operadoras, que deverá repassar a informação a todas às outras. افضل مواقع المراهنات Mas poderá retornar a qualquer momento, bastando também que avise uma das gestoras autorizadas pelo Banco Central. لعبة قمار اون لاين Assim como poderá pedir a exclusão quando desejar.



Os birôs que administram o cadastro positivo terão dois dias para suspender o nome quando do pedido de exclusão e, nesse período, avisar os demais, que, por sua vez, contam com outros dois dias para também fazer a exclusão.

Procon-SP tem algumas restrições

O Procon-SP vê com reserva esse banco de dados, principalmente em relação a inclusão automática do consumidor. "A inclusão neste cadastro deve ser um ato voluntário e não automático, uma vez que viola a garantia da proteção à intimidade e à vida privada das pessoas, expondo a condição econômico-financeira e a vida pessoal de cada um", explica Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP. "As instituições de crédito vão ter acesso a todos os dados do consumidor que vai ter sua vida financeira vasculhada para garantir que é um bom pagador e, não existe certeza nenhuma de que os juros vão realmente cair", conclui.

Fontes: Agência Brasil e Procon-SP

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore