Com as informações de pagamentos das telecom, acredita-se que muitos consumidores serão beneficiados, principalmente os não bancarizados
Já estão sendo incorporadas no Cadastro Positivo as informações de pagamentos de consumidores que têm contratos com as empresas de telecomunicações. Portanto, se você paga em dia ou não a sua conta de telefone, internet e TV a cabo, este dado vai mexer no seu Score.
Irão receber as informações de pagamentos das empresas de telecomunicações os birôs Boa Vista, SPC, Quod e Serasa.
+ Campanha institucional esclarece cadastro positivo
Até a entrada das informações das empresas de telecom, o Cadastro Positivo era abastecido por informações de pagamentos de consumidores com contas em bancos e financeiras.
A Boa Vista, que administra o SCPC, acredita que com a entrada dos dados no Cadastro Positivo das informações das empresas de telecom, muitos consumidores serão beneficiados, especialmente aqueles que não são bancarizados ou não possuem registro em carteira.
Ou seja, estas novas informações no Cadastro Positivo irão promover a inclusão de muitos brasileiros que estão fora do mercado de crédito por falta de informações para avaliação.
Cadastro Positivo
A Boa Vista explica que a nova lei do Cadastro Positivo, que entrou em vigor em abril de 2019, tornou automática a inclusão de consumidores (pessoas físicas e pessoas jurídicas) no banco de dados com informações de pagamento. E, desde julho do mesmo ano, as empresas fontes de informações de crédito têm de compartilhar às Gestoras de Banco de Dados (GBD) o histórico de pagamento de seus clientes. Este processo vem sendo gradual e agora ganha ainda mais força com as informações de pagamentos das empresas de telecomunicações.
+ Quod explica como irá funcionar o cadastro positivo
São obrigadas a fornecerem informações sobre pagamentos aos birôs de crédito as instituições financeiras, as empresas do varejo, de telefonia e as que fornecem serviços continuados, como água, gás e energia elétrica.
“Com o envio dessas informações por parte das empresas fontes, a Boa Vista terá ainda mais elementos para desenvolver e entregar ao mercado, em especial às concedentes de crédito, informações mais completas sobre o comportamento de pagamento dos consumidores”, explica Dirceu Gardel, CEO da companhia.