Se a compra é online e paga via boleto bancário, pode seguir dicas de como ver se é falso para se proteger ou se foi mesmo emitido pela loja onde a compra foi realizada
O boleto bancário é a segunda opção mais escolhida pelo consumidor no pagamento de compras online. As razões são a limitação ao crédito em decorrência de inadimplência e a facilidade do pagamento, além de possível desconto por parte da loja quando o consumidor opta por este meio de pagamento.
Para quem faz a opção de quitar sua compra via boleto bancário não deve se restringir a ficar de olho no vencimento ao receber o documento para o pagamento. Precisa checar se ele corresponde realmente ao que foi comprado e de quem foi comprado.
Afinal, o golpe do boleto não é uma novidade, mas, infelizmente, muitas pessoas ainda têm prejuízos ao quitar um boleto bancário falso.
A fraude pode ocorrer durante a entrega dos boletos. Quadrilhas interceptam as correspondências e substituem o boleto bancário correto por outro e a mudança é praticamente imperceptível ao destinatário.
Só se percebe que se caiu numa armadilha no momento de registrar uma reclamação com a loja e ser informado de que o pagamento não foi feito ao local correto. Boletos enviados por email também devem ser analisados com cautela.
+ Saiba como fugir dos golpes dos boletos falsos
+ Pagar boleto vencido acima de R$ 800 ficou bem mais fácil
+ Boletos vencidos poderão ser pagos em qualquer banco
Dicas de como identificar um boleto falso
O boleto bancário pode ser emitido por empresas intermediadoras de pagamentos ou por bancos. As intermediadoras são uma opção econômica para o e-commerce “uma vez que só é cobrada a taxa do emitente se o consumidor quitar o valor”, explica Matheus Bernert, sócio da Boleto Bancário.
Ele complementa que a tecnologia empregada nas empresas intermediadoras de pagamentos facilita para que o varejo possa automatizar seu sistema de cobrança e o recebimento dos valores.
Para identificar se o boleto bancário foi mesmo emitido pela loja na qual se fez a compra deve-se verificar se na parte de cima aparece a razão social ou nome fantasia da empresa e seu CNPJ.
Outra dica da Boleto Bancário é reparar se na linha digitável há o número do banco – que pode ser conferido no site do Banco Central -, números da agência e da conta corrente do emissor do boleto bancário e conferir o valor.
O boleto bancário emitido pela Boleto Bancário, ressalta Bernert, “segue os mais avançados padrões de segurança e nossa equipe de especialistas tem expertise para detectar comportamentos suspeitos.
Outro detalhe a ser observado é quanto ao registro do boleto bancário no sistema financeiro. Os emitidos pela Boleto Bancário seguem o calendário da Febraban, que desenvolveu uma plataforma da cobrança para modernizar o processo de liquidação dos boletos bancários, utilizando mecanismos que garantem controle e segurança e, por consequência, garante confiabilidade e comodidade.
E se pagar um boleto falsificado?
Dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) evidenciam que durante o período de pandemia, golpes relacionados a essa via de pagamento cresceram 45% no país. Dessa forma, é necessário redobrar os cuidados e a atenção no momento de recebimento e realização de pagamento desses documentos.
Se você observou a leitura da linha do código de barras (verificando se os últimos dígitos do código correspondem ao valor a ser pago e se os primeiros dígitos são iguais ao código do banco emissor), mas, mesmo assim, realizou o pagamento de um boleto falsificado, é preciso agir rapidamente.
Segundo Mariana Rinaldi, especialista em Relações Institucionais da Proteste, o consumidor deve informar o banco onde fez o pagamento sobre a fraude. “Considerando que a compensação de boletos leva mais tempo, é possível que o gerente da instituição financeira cancele a transferência caso ela ainda esteja pendente”, explica.
Publicado em 06/08/2018
Atualizado em 25/03/2024