FINANÇAS
Buscar o bem-estar financeiro é bom para a saúde física e mental

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
bem-estar financeiro

O bem-estar financeiro está ligado a cuidar bem do que entra e sai de dinheiro. Mas é preciso também conhecimento sobre como cuidar do dinheiro

Buscar o bem-estar financeiro no próximo ano deve ser a meta das mais 12 milhões de famílias brasileiras endividadas. Ou seja, 74,6% das famílias residentes no Brasil, conforme Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

bem-estar financeiroO processo de sair da inadimplência e alcançar o bem-estar financeiro, contudo, não é tão fácil. Exige educação financeira, planejamento, assim como algumas renúncias e muita vontade. “E, infelizmente, temos um índice muito baixo de educação financeira, de cultura financeira”, destaca Pedro Lima, co-CEO da fintech Meu Acerto e economista.  A fintech tem garantido protagonismo ao consumidor na hora de colocar sua vida financeira em dia.

Primeiros passos para o bem-estar financeiro

Pedro Lima receita duas ações básicas para começar a ter relação sadia com o dinheiro e, consequentemente, evitar o endividamento e até o superendivimento. A primeira é a busca por conteúdos simples sobre como lidar e cuidar do dinheiro. “A leitura de textos sobre o assunto ajuda a ir se ambientando com o tema”, acrescenta o economista.

 


Leia também
+ Cuidado com os gastos sazonais no orçamento
+ Organização financeira será disciplina curricular
+ Empréstimo com garantia de imóvel. Vale arriscar?


 

Em conjunto com a leitura de conteúdo, é preciso anotar tudo o que entra e sai de dinheiro de uma casa. Só assim se sabe o que se tem de receita e quais são os gastos. A anotação, portanto,  ajuda a entender para onde está indo o dinheiro e até saber onde é possível fazer cortes. “Não se pode considerar limite de cartão de crédito ou de cheque especial como renda. É preciso muito cuidado com estes mecanismos de meios de pagamentos. Eles não são renda”, pontua Lima.

O consumidor precisa, ainda, ter a cultura de poupar e, assim, fazer uma reserva de emergência. Para Pedro Lima, depois dos gastos essenciais, o que todo mundo deve priorizar é guardar parte dos ganhos. Esta poupança, inclusive, na opinião dele, deve vir antes de gastos com lazer ou algum extra. “Um exercício simples é listar os gastos por prioridades, com os gastos essenciais na frente.”

Ainda sobre conteúdo, a própria Meu Acerto oferece aos consumidores um vasto acervo de informações, que pode ajudar na educação para a busca do bem-estar financeiro. Os textos têm linguagem simples. Portanto, são de fácil entendimento.

Renegociando dívidas

Quem está com o orçamento apertado, possivelmente deixou de pagar alguma conta. Mas, a partir do momento em que o cidadão começa a olhar para o seu bem-estar financeiro, deve considerar buscar a renegociação do que está em aberto. Afinal, diz o executivo da Meu Acerto, “a saúde financeira é também saúde mental e física. A falta de cuidado com o dinheiro leva a uma situação de fragilidade”.

O Meu Acerto é uma plataforma de renegociação de dívidas. Basta acessar o site, informar o CPF que, em seguida, saberá quais são as dívidas em aberto e as condições para o pagamento. Conforme Lima, algumas empresas oferecem condições muito vantajosas com redução de encargos e até mesmo do valor principal. “Mas o consumidor deve fazer um acordo que cabe no seu bolso. Isso é o que chamamos de negociação saudável”, pontua o executivo.

Na Mega Brasil

Para saber mais sobre bem-estar financeiro, acesse a Rádio Mega Brasil Online nesta segunda (13/12), às 16 horas. Reapresentações na terça, às 9 horas, e na quarta, às 20 horas. Acesse também o canal da Mega Brasil no YouTube para rever a entrevista completa. Ou ouvir no Spotify

 

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore