CRÉDITO
Cadastro Positivo e Score: você precisa prestar atenção neles

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Cadastro Positivo e Score não são as mesmas coisas. As informações do Cadastro Positivo são a base de cálculo do Score

O Cadastro Positivo já faz parte do nosso dia a dia de crédito. É por meio dele, portanto, que “ganhamos” uma nota, o conhecido Score. Dependendo do valor dele (Score), temos mais facilidade ou dificuldade para a aprovação de um financiamento, de um empréstimo, de obter um cartão de crédito. Ou seja, temos de cuidar muito bem dos nossos pagamentos para não irmos ladeira abaixo com o Score.

O Cadastro Positivo é administrado por birôs de crédito (Boa Vista, Serasa, SPC Brasil e Quod). São essas empresas que recebem as informações de bancos, financeiras, telefonia e outras empresas sobre o nosso comportamento de pagamento, transforma isso em uma nota (Score) e devolve para as mesmas empresas.

Katia VilarKatia Vilar, superintendente de crédito do Banco Semear, explica que, ao solicitar um crédito, seja qual for, as empresas solicitam o Score do consumidor a esses birôs. “Essa nota nos permite, certamente, a visualização na hora do comportamento de pagamento de quem solicita.”


+ Consumidores devem ficar no Cadastro Positivo
+ Cadastro Positivo recebe informações de pagamentos das telecom
+ Saiba como melhorar sua pontuação Score


Informações que entram no Cadastro Positivo e Score

O Cadastro Positivo é composto pelos dados cadastrais, os valores totais ou parciais de compras financiadas e empréstimos. Nele também entram informações das datas de contratação, de vencimento e de pagamentos.

Essas informações não se limitam aos contratos a prazo e a empréstimos e financiamentos. Ou seja, informações de conta de consumo, como de água, luz, telefonia (exceto móvel pré-paga), assistência médica e odontológica, internet, TV por assinatura, mensalidades escolares, cartões de crédito, etc., também são reunidas para gerar a nota Score.

“O objetivo, portanto, é beneficiar tomadores de crédito, que têm mais garantia de recebimento. E de credores, que podem ter empréstimos mais facilitados”, conforme a executiva do Banco Semear. Ela acrescenta que, “quanto mais informações disponíveis sobre o tomador de crédito, mais eficiente é a avaliação de risco. Mais negócios, por consequência, podem ser realizados pelo credor, que consegue identificar com mais eficiência e agilidade o perfil dos seus clientes, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas”.

Consumidor tem acesso a seus dados no Cadastro Positivo

O consumidor pode fazer a consulta nos birôs, de forma gratuita, e, assim, saber como o seu comportamento de pagamento está sendo apresentado para as empresas. Ou seja, qual a nota Score que tem naquele momento.

Ele consegue ver:

Valor total das compras;

  • Valor das parcelas;
  • Data dos vencimentos;
  • Valor dos pagamentos;
  • Seus dados cadastrais;
  • Dados cadastrais do credor;
  • Detalhes do contrato.

Uma das sugestões para o consumidor de Katia Vilar, do Banco Semear, é manter o Cadastro Positivo bem avaliado, afinal, ser considerado bom pagador no mercado faz toda a diferença. Principalmente se a pessoa planeja comprar móveis, eletrodomésticos, trocar de carro e até mesmo financiar a tão sonhada casa própria.

Mantenha as contas em dia

No entanto, é fundamental manter um controle das despesas e evitar gastar mais do que recebe. Outra dica de Katia Vilar é procurar equilibrar a receita (o que você recebe) com as despesas. Quando for fazer uma dívida ou um financiamento, escolha a data de vencimento próximo ao período que você recebe, evitando assim o atraso das prestações.

Se estiver com contas em atraso, deve-se procurar o credor para renegociar as dívidas e conseguir parcelas que caibam no bolso e que tenha a melhor data de vencimento

Distribua a renda de maneira inteligente

Kátia Vilar fala que é importantíssimo listar as despesas fixas (aquelas que se paga todos os meses) e, assim, saber qual o valor da renda está comprometido. “Também tente fazer uma reserva de emergência e, com o que sobrar, pense sobre como pretende gastar.” Ela acrescenta que é muito importante ter cuidado com gastos desnecessários. Sempre se pergunte: “Eu preciso ou eu quero?”

Cuidado com o cartão de crédito

O cartão de crédito não é a extensão do salário, conforme a executiva do Banco Semear. Aquilo que for pago com o cartão tem de ser considerado parte das despesas e entrar no planejamento financeiro. “Além disso, os juros de cartão são muito altos. Assim sendo, evite pagar o mínimo ou parcelar a fatura.”

Organize a vida financeira

É fundamental saber quanto se ganha e quanto se tem a pagar todo mês. Sós assim é possível fazer planejamento para realizar as vontades e os sonhos. Priorize o que é mais importante para aquele momento. Se não tem como pagar, não gaste.

“Se você já está com dívidas, pesquise opções de empréstimos e financiamentos que te permitam trocar dívidas mais caras por dívidas mais baratas”, aconselha a executiva. Os juros do cheque especial ou do rotativo do cartão de crédito são muito mais altos do que os juros de um empréstimo pessoal, por exemplo.

Na Mega Brasil

Kátia Vilar, do Banco Semear, é a entrevistada da jornalista Angela Crespo no programa Consumo em Pauta, na Rádio Mega Brasil Online. O bate-papo vai ao ar nesta segunda (5/9), às 16 h. Reapresentações na terça, às 9h, e na quarta, às 19h. Você pode também assistir a entrevista no canal do Youtube da Mega Brasil.

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore