O ar-condicionado costuma ser a primeira vítima do corte de gastos porque se tem a percepção de que com ele ligado no carro se gasta mais combustível
Quando o assunto é economia, todo o cuidado é pouco e qualquer atitude pode fazer a diferença. Manter um carro em dia pode ser caro, assim, é natural que os motoristas sejam muito cuidadosos no uso dos diferentes acessórios que um automóvel pode oferecer. O ar-condicionado costuma ser a primeira vítima do corte para poupar combustível, já que muitas pessoas acreditam que seu uso acaba exigindo um maior número de vezes em que o carro precisará ser abastecido.
Na realidade, com o avanço da tecnologia na criação dos carros, o aumento do uso de combustível por causa do ar-condicionado é muito baixo, quase não influenciando no valor final. Nos carros mais modernos, o aumento no uso de combustível pode subir até 10%; já em modelos de automóvel mais antigos o aumento máximo é de 20%.
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O sistema do ar-condicionado funciona graças à movimentação do compressor de ar, movido pelo motor do carro. Esse movimento demanda maior energia, gerando aumento no uso do combustível.
Entretanto, diferentemente do que se imagina, o gasto de combustível cresce principalmente quando o ar-condicionado é desligado e ligado várias vezes, muito mais do que quando o sistema é mantido ligado continuamente. Isso acontece pois, quando o aparelho é desligado e ligado novamente pouco tempo depois, há perda de rendimento do sistema, já que ele precisa recomeçar o trabalho do zero. Assim, o interior do carro precisa ser novamente climatizado, gerando um aumento de esforço que poderia ser evitado.
Manter o filtro do ar-condicionado sempre limpo também ajuda a reduzir o uso do combustível, pois o filtro sujo exige uma maior utilização de energia para que o ambiente interno do carro fique bem resfriado.
Outra questão que influencia o uso do combustível é abrir as janelas do carro enquanto o automóvel está em alta velocidade. Novamente, o senso comum faz com que muitos acreditem que andar com as janelas abaixadas, ao invés do ar-condicionado ligado, pode reduzir o uso de energia. Na verdade, é exatamente o contrário. A questão da aerodinâmica do automóvel é um fator que influencia no gasto de energia. Quando o carro está a uma velocidade maior que 80 km/h e com as janelas abertas, acontece o efeito de “freio aerodinâmico”, onde o carro precisa de maior esforço para se deslocar, gastando mais energia. Assim, quando o automóvel está nessa velocidade, manter as janelas abertas não é sinônimo de economia.