Clube de assinatura cresce exponencialmente. Neles é possível comprar de tudo, de alimentos orgânicos a produtos para pets, vinhos, chás…
O clube de assinatura, parece, caiu no gosto do consumidor brasileiro. Assim, por meio dele, é possível receber tudo em casa: de alimentos orgânicos a livros, roupas, comida, cosméticos, cervejas, chás, produtos para pets, vinhos, entre muitos outros produtos.
Para tanto, basta escolher ser assinante entre as mais de 4 mil empresas que atuam no sistema de assinatura e definir a data que se quer receber os produtos. Os contratos, normalmente, têm periodicidade de um ano.
Ele funciona como as assinaturas de streaming. Ou seja, o pagamento é via cartão de crédito, informado quando da adesão e, mensalmente, o valor é lançado na fatura. Este processo também é chamado de pagamento recorrente.
Vantagens para consumidores
A comodidade é um dos grandes atrativos do clube de assinatura. Isso explica, portanto, o grande crescimento desse tipo de venda de produtos durante a pandemia da Covid 19. Todo o processo é feito de forma online e os itens escolhidos são entregues no endereço determinado pelo consumidor uma vez por mês, geralmente.
“Outra vantagem é a exclusividade na experiência de compra e seleção dos produtos”, pontua João Ururahy, sócio da House of Wine, um clube de assinatura que comercializa apenas vinho.
A House of Wine não restringe seu trabalho ao clube de assinatura. Mantém lojas física e virtual, com sede no Rio de Janeiro, onde também promove jantares harmonizados e até cursos sobre vinhos. Quem é associado do clube de assinatura tem desconto nos eventos. “Ele também tem desconto na compra de vinhos diretamente na loja online”, acrescenta Ururahy.
Quem tem o clube de assinatura da House of Wine escolhe uma das categorias entre as quatro disponíveis. Os preços são diferentes, mas em qualquer uma tem direito a duas garrafas por mês.
Adesão e exclusão ao clube de assinatura
Na House of Wine, entretanto, quem quiser se associar deve entrar no site da empresa, fazer o cadastro e informar o número do cartão de crédito. Aceitam cartão virtual para pagamento recorrente. “Há a opção de pagar também pelo paypal”, informa o sócio.
A maioria dos clubes de assinatura usa do mesmo expediente: a adesão é totalmente online e geralmente não tem taxa para aderir.
Leia também:
+ Golpes de entregadores de aplicativos de comida cresceram 136%
+ Facily: Procon-SP registra mais de 11 mil reclamações
+ Energia elétrica: Tarifa social – veja se você pode solicitar
A qualquer tempo, o assinante pode cancelar o contrato. As empresas dizem que não há multa por cancelamento antes do prazo determinado em contrato.
Entretanto, a renovação é automática a cada fim de período. Ou seja, as empresas que atuam como clube de assinatura não costumam avisar sobre a renovação.
Para os especialistas em direito do consumidor, contudo, essa prática de renovação automática contraria o artigo 39 parágrafo 3º do CDC (Código de Defesa do Consumidor) e é considerada abusiva.
Segundo estes especialistas, para que a renovação da assinatura seja válida é imprescindível o consentimento do consumidor. Ou seja, ele precisa ser avisado e confirmar ser quer mesmo continuar como assinante e, ainda, as empresas devem disponibilizar um canal de comunicação de fácil acesso para a manifestação positiva.
Na Mega Brasil
Para saber mais sobre clube de assinatura e sobre a Home of Wine, acesse a Rádio Mega Brasil Online nesta segunda (18/10), às 16 horas. Reapresentações na terça, às 9 horas, e na quarta, às 20 horas. As entrevistas também ficam disponíveis no canal do Youtube da Mega Brasil.