COMO FUNCIONA? Devo pagar mais na troca de produto comprado com preço promocional?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
duas pessoas com uma caixa simbolizando troca de produtos

Nenhuma empresa é obrigada legalmente a realizar troca de produtos se este não tiver defeito. Se o lojista oferece essa possibilidade, deve ser realizada de acordo com o preço de venda

Maristela Paiva, de São Paulo, quer saber se está correta a atitude de uma drogaria que fez ela pagar a diferença de preço de um cosmético na troca. A cor não lhe agradou. Ao comprar, no mesmo dia, ele estava com preço promocional.

Saiba que: 

Nenhuma empresa é obrigada legalmente a realizar troca de produtos se este não tiver defeito. Mesmo com defeito, o artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor estipula o prazo de 30 dias para que o defeito seja sanado. Só depois desse prazo pode-se optar pela troca. Ou seja, não é na hora. Não há obrigatoriedade de troca por insatisfação do consumidor em razão da cor, modelo, tamanho, etc.

Entretanto, há o costume de alguns ramos do comércio realizar a troca, desde que preservadas a etiqueta do produto e o estado de conservação.

No caso de promoção, se não tiver defeito, também não há obrigatoriedade da troca. Mas uma vez que o lojista oferece essa possibilidade, não pode restringir a troca a horários ou a dias de semana e deve ser realizada de acordo com o preço de venda, desde que seja pelo mesmo produto. Se for trocado por outro, com código diferente, vai depender da boa vontade do lojista em aceitar pelo preço da nota fiscal.

Fonte: Procon-SP

publicada em 15/04/2012

atualizada em 20/04/23

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Respostas de 141

  1. Comprei uma jaqueta por 200,00 na loja e fui trocar a mesma jaqueta por causa do tamanho em outro loja da rede, porém o valor é de 400,00. Eu posso realizar a troca?

    1. Olá, Cristiano
      Se a loja te informou esta possibilidade no ato da compra, é dever dela fazer a troca pelo preço que você pagou. Mas a empresa só é obrigada a fazer troca se houver algum defeito. Se não tiver, ele tem de ter informado sobre as condições de troca

    2. Comprei uma blusa de frio não retiran o detequitor cheguei em casa eu precisava da blusa aquele dia por isso comprei fui retirar rasgou isso foi na sexta na terça feita eu fui a loja não queriam trocar tive qui chorar emplorar sim trocaram paguei 99.90 mi deram uma nota no valor de 39. 99
      Isso pode

      1. Olá, Divina
        A nota fiscal tem de ser do valor que você pagou. Você pode denunciar no Procon

      2. Minha filha ganhou um vestidinho de presente fui fazer a troca, poq nn serviu pra ela e na hora da troca pegue a outra peça no mesmo valor só que quando passei no caixa a mulher falou que estava com o presco promocional de 20% de desconte aí tive que pagar a diferença, mais na etiqueta NN informava que estava com o desconto

        1. Olá, Camily
          se você trocou pelo mesmo modelo, não deveria ser cobrada da diferença
          valeria denunciar a empresa no Procon

  2. Comprei um fogao de mesa de vidro e em menos de 90 dias ele se quebrou a fábrica mi ligou e falou pra mim ir ate a loja fazer a troca do produto, a loja falou que o valor tinha aumentado e que eu teria que pagar a diferença já que eu comprei no crediario da loja e paguei pouco pelo fogão? Eu sou obrigada a pagar por esse valor a mais comprei de 2100 e que que pague agora de 2400

    1. Olá, Katarina
      se o fogão quebrou com menos de 90 dias, você deve exigir um novo com base na garantia do produto. Procure o Procon de sua localidade para te ajudar

    2. Comprei uma frangueria, e quando testei ela não funcionava, me perguntaram se eu queria o din de volta ,mas me empurraram uma máquina nova com valor mais alto e eu acabei aceitando ,por que não me deram nota fiscal nem nada, e eu fiquei com medo de perder o dinheiro que já gastei, passou 20 dias e eu não tenho o valor que eles pediram ,na máquina nova, quais meus direitos ?

      1. Olá, Thiago
        Como você aceitou a nova máquina, terá de conversar com eles para ver se é possível cancelar a compra ou prorrogar a data de pagamento. Produto com defeito, pelo Código de Defesa do Consumidor, tem de ser trocado, consertado ou devolvido o dinheiro. Mas se você já recebeu a nova máquina, só resta negociar o pagamento

  3. Comprei duas calça no valor de 140,00 e precisei fazer a troca pois não servir, quando fui efetuar a troca a calça entrou em liquidação para 90,00, ao efetuar a troca me cobraram a diferença, sendo que eu paguei ja 280,00 nas duas calças. tipo se eu tivesse comprado duas a 90,00 daria 180 e como troquei duas fizeram a soma no valor da promoção de 90,00 e tive que pagar a diferença de mais de 40,00

    1. Olá, Fabiana
      Leve a nota fiscal provando o valor que você pagou. Se aceitaram fazer a troca, não podem cobrar diferença

  4. Comprei uma calça no site da riachuelo na promocao por 9,90. Na loja ela custa 159,90. Quando chegou, ficou muito grande. Gostaria de trocar por um tamanho menor. Se eu for na loja, posso trocar normal ou eles podem pedir pra eu pagar a diferença desse valor, mesmo sendo a mesma mercadoria, so alterando o tamanho?

    1. Olá, Tatiane
      Eles não são obrigados a trocar produtos sem defeito. O que você pode fazer é devolver dentro do prazo de 7 dias da data em que recebeu e comprar novamente, se continuar no mesmo preço

  5. Boa noite! Comprei uma mochila por 350 reais, após 4 meses apresentou defeito em contato com a loja abriram excessão para fazer a troca pelo mesmo produto ou por outro de mesmo valor, chegando na loja a mochila já estava por 199 e fui informada de que a troca seria por outro no valor de 199 e não de 350 que foi o valor pago. Está correto? Como posso recorrer? A mochila pela qual queria fazer a troca custava o valor que paguei inicialmente 350 mas se dissesse a troca teria que pagar a diferença 150 reais. Acabaria pagando em uma mochila 500 reais.

  6. Comprei um tênis em promoção pela internet, porém ficou apertado. .. posso fazer a troca do pedido mesmo ele nao estar mais em promoção? No caso pegaria uma nedida maior apenas

  7. Ganhei uma calça de presente do meu esposo. Ele comprou com 10% de desconto.
    De 348,80 ficou por 313,92.
    Fui na loja trocar e peguei uma de 278,80, eu ganho o valor de desconto de 10% também?

    1. Olá, Eli
      o desconto foi só na venda. Você pode trocar por outra no valor que seu marido pagou, ou seja, 313,92

  8. Olá, comprei uma sandália ela estava com preço de 219,99, na hora de pagar, ganhei 10% de desconto e paguei por ela 197,99. A sandália não serviu, fui trocar e acabei pegando uma no valor maior R$230,00 tive que pagar a diferença de 197,99 – 243,00 e não de 230,00 -219,99. Está correto isso? É como se o desconto não tivesse valido.

  9. Comprei uma sandalia na santa lola na liquidação, paguei 49,95 sendo que com 3 dias de uso ela descascou toda,fui na loja mandei para analise e aceitaram defeito de fábrica porém agora não consigo trocar pois so tem sandalias acima do valor que paguei fenho que pagar diferenca?

    1. Olá, Glaucia
      a loja deve te dar uma outra sandália no mesmo valor que você pagou. Ou você tem direito de pedir o dinheiro de volta

  10. Olá vendi um produto no valor de 24,00 não teve desconto,O cliente, o cliente veio trocar por outro no valor de 52,00 é queria desconto no último produto para depois descontar o valor que pagou, como fica ele tem direito?

    1. Olá, Francisca
      É o lojista que determina se dará desconto ou não. Nesse caso, ele teria de pagar a diferença apenas

  11. Boa noite! Comprei uma calça em um site, e eles disseram que poderia devolver o produto caso não gostasse. A calça não vestiu bem e fiz a devolução no prazo estabelecido, sendo que paguei R$ 264, 37, e fui estornada em R$ 241,34. Especificando que foi a taxa de juros absorvidos e 4x, que foi o parcelamento que fiz, que ficou em R$ 11,79 e tarifa mercado pago em R$ 11,24. Isso procede?

    1. Olá, Cristiane
      Se não informaram na hora da venda que caso haja devolução serão descontadas essas taxas, você não deveria ser cobrada delas. Você pode recorrer ao Procon de sua localidade

  12. Comprei pelo site da Renner uma crocs, segundo eles vendida e entregue pela loja parceira, ficou grande, solicitei a troca pelo mesmo produto no tamanho menor que está disponível no site, mas informaram que não trocam tamanho, tenho q aceitar vale troca ou devolver.

    1. Olá, Amanda
      As lojas podem determinar que não trocam produtos que não tenham defeitos. Então, só resta aceitar o vale

  13. Comprei um tênis com desconto, porém quando fui trocar, o mesmo já não estava com desconto e eu acabei tendo que pagar a diferença, procede?

    1. Olá, Vinicius
      A troca teria de ser feita com o preço que você pagou…. Leve o caso ao Procon

  14. comprei uma mistura láctea, porem não percebi que não era creme de leite. queria trocar ele por um creme de leite e pagar a diferença, teria como?

  15. Olá, comprei um tênis de 400,00 que no qual fui informado que haveria 10% de desconto por ser lojista do shopping, sendo assim o valor foi atrativo e fechei a compra. Informei que era presente e me passaram que poderia trocar dentro de 30 dias. O Tênis não serviu para minha esposa, fomos trocar o mesmo por outro um número menor só que não havia um menor. Quando escolhemos outro menor porém modelo diferente por falta de opção que também tinha o custo de 400,00, nos informaram que na troca os 400,00 que eu paguei antes que com o desconto caiu para 360,00, haveria uma diferença de 40,00 a ser paga pois o novo modelo que eu estava levando tinha o custo de 400,00, assim então desonrado o desconto de logistas que eu obtive no início da compra. Está correto isso?

    1. Olá, Alex
      A loja escreveu em algum lugar que você teria direito à troca no prazo de 30 dias? Se sim, você deve procurar o Procon para te ajudar. Caso não tenha esse comprovante, saiba que nenhuma loja é obrigada a trocar itens se não tem defeitos

  16. A loja em que comprei aceitava troca , no momento em que fui trocar acabei a pegar um outro objeto com valor menor , sendo informada que ou escolhia algo na loja com o valor da diferença ou aceitava um vale de 13 dias . Minha dúvida é: qual o prazo para a loja aceitar o vale ? Está correto ser somente 13 dias ?

    1. Olá Alcione
      Se a loja prometeu a troca por outro produto de menor valor, ela tem de devolver na hora o saldo

  17. Comprei um vestido no valor de 250,00. Depois de 2 dias ele entrou na promoção no valor de 150,00. Vou fazer a troca agora. Ele aceitam fazer a troca no valor de 150 reais! Mais eu dei na loja 250,00. Eu tenho direito de trocar por ql valor?

    1. Olá, Lidiane
      Se você for trocar por um vestido igual, não importa o preço. Agora, se for por outro, o valor a ser considerado é o que você pagou

      1. Fiz uma compra de alguma roupas online e a loja estava dando 40% de desconto se comprasse mais de 699,00, veio faltando uma peça, entrei em contato com a loja e eles me mandaram um e-mail de devolução da peça, me dando um voucher no valor da peça com desconto de 40%, hoje a peça está no valor normal e para comprar novamente tenho que pagar a diferença, não pedi devolução, quero a peça. Eles podem fazer isso?

        1. Olá, Thalita
          Você deveria ter exigido a peça faltante, não o voucher… O caminho para solucionar isso é falar com o Procon

  18. Boa tarde! Eu paguei antecipado pra fazer minhas unhas e a moça só ficava adiando p fazer. Aí pedi meu dinheiro de volta e ela falou que só vai devolver a metade…ela pode me devolver só metade ou integral o valor?

    1. Olá, Luciana
      Há uma regra de não se pagar nada adiantado, pois corre-se o risco de acontecer o que você expos aqui. Se for uma empresa, denuncie no Procon de sua localidade

  19. Comprei uma calça p minha filha de 299 reais. Como paguei a vista ganhei desconto e paguei no pix por 285. Como a calça não deu certo e a loja me deu 30 dias pra troca, fui realizar a troca. Peguei uma calça de 339 reais. Queria tbm pagar a vista a diferença. A loja disse que não poderia dar desconto nessa peça msm recebendo a vista 1 semana antes e a diferença que tbm seria feita no pix. Eles podem se recusar a dar desconto? Pq eles iriam receber o valor total a vista.

  20. Boa tarde,
    Fiz uma compra no valor de 100,00
    Quero fazer a troca por um produto de menor valor, a loja deve me devolver a diferença ou não tem obrigação?

    1. Olá, Lucas
      ela não tem a obrigação de devolver em dinheiro. Você deve completar o valor com outra mercadoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore