VEÍCULOS

Conheça as 4 razões para os carros pararem na estrada

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
O superaquecimento do motor é um dos motivos de os carros pararem nas estradas e pode custar caro o conserto | Foto: Divulgação

Superaquecimento do motor, pane elétrica, pane seca e pneu furado fazem os carros pararem na estrada. Sempre faça uma vistoria completa

De acordo com concessionárias que administram as principais rodovias do País, existem quatro principais problemas que fazem os carros pararem na estrada: superaquecimento do motor, pneu furado, pane elétrica e pane seca, quando acaba o combustível do veículo.

Normalmente, ocorrem mais panes em trechos de serra, com subidas contínuas de 10 km a 20 km que exigem muito do veículo. Por isso, antes de viajar com o carro, é importante fazer uma vistoria completa e ficar atento aos sinais dados pelo veículo.

Superaquecimento do motor

Esse problema pode custar caro ao motorista para trocar o motor travado. O superaquecimento acontece quando o sistema de arrefecimento (que usa a circulação de água com um aditivo para capturar e espalhar o calor extra que o motor produz através do radiador) não consegue ser feito. Nesse caso, a água não é esfriada adequadamente pelo radiador e a junta do cabeçote queima.

Para se prevenir, é importante fazer uma revisão com um técnico, mas há alguns fatores que ajudam a perceber essa falha. Quanto mais o ponteiro no painel que aponta para a temperatura do motor estiver chegando perto do vermelho, precisar completar o nível da água com frequência e mangueiras de água estufadas são sinais de que está na hora de uma ida ao mecânico.

Pneu furado

Para evitar um pneu furado na estrada, mantê-lo em boas condições e calibrado é o caminho. Pneus carecas, com desgastes irregulares ou bolhas estão mais propensos a perfurações e cortes na estrada. Se estiver em vias malconservadas, o ideal é diminuir a velocidade para conseguir passar pelos buracos.

Pane elétrica

Esse é o problema mais complexo e deve ser tratado diretamente com um técnico. Alguns sinais são dificuldade de fazer o carro pegar, queda da intensidade das luzes de cortesia na partida e odômetro apagado.

Pane seca

Os veículos também param por falta de combustível, chamada de pane seca. O problema pode acontecer por descuido, falha no marcador ou ficar preso por horas no congestionamento. Por isso, o ideal é procurar uma bomba de combustível de tempos em tempos, conforme os cálculos feitos e as horas passadas com o motor ligado, para não ficar preso no meio do caminho. Lembrando que a pane seca pode resultar em multa e pontos na CNH.

Da Redação

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore