As cifras de consumo online de jogos móveis e jogos multijogador online romperam todo tipo de previsões. Atualmente, o mercado dos videogames está avaliado em US$ 159 bilhões
O grande crescimento econômico da indústria de jogos de vídeo é um indicador do elevado nível de consumo entre os fãs e novos clientes. De acordo com as previsões, esta procura poderá gerar receitas superiores a US$ 200 mil milhões nos próximos dois anos.
A tendência continua a aumentar na década, conforme preveem estudos estatísticos sobre a matéria. Parte desta evolução se deve ao aparecimento de novas plataformas e oportunidades de negócios emergentes, como aplicações de jogos móveis e esportes eletrônicos ou eSports. O mercado de PC também se adaptou às novas tecnologias projetadas para gamers profissionais, progredindo ao ritmo que os consumidores ditam.
Mas estes avanços no mercado não caem de surpresa. Nas décadas de 80 e 90, as consolas de vídeo ocuparam um lugar especial nos lares dos amantes desta forma de entretenimento. Com o passar do tempo, as formas de consumo de videogames mudaram, inclusive a publicidade permitiu que as pessoas pudessem apostar em torneios eSports em casas de apostas como Betfair Cadastro, a melhor opção para entusiastas de esportes.
Atualmente, o mercado dos videogames está avaliado em US$ 159 bilhões, mas em 2023 os números poderão chegar a um valor de US$ 218 bilhões, assim o estimam os especialistas da analista Newzoo.
A expansão da indústria de jogos de vídeo tem sido resistente e tolerante aos momentos mais difíceis. Exemplo disso foi o auge em tempos de pandemia. A empresa Global Data projeta um crescimento de US$ 300 bilhões em 2023. Outros analistas representam graficamente a curva ascendente com dividendos entre US$ 500 e US$ 800 bilhões no final da década.
Claro que gerar estimativas exatas é um desafio impossível, mas a indústria demonstrou que tem a capacidade de enfrentar e prevalecer diante dos acontecimentos globais mais complexos e dos imprevistos.
Progresso em tempos de pandemia
Enquanto a maioria das empresas fechava devido à crise sanitária provocada pelo Covid-19, a indústria dos videojogos e acessórios periféricos conseguiram faturar cifras milionárias, apesar da suspensão de alguns torneios e do atraso de lançamentos de novas versões de títulos reconhecidos. Os videogames conseguiram se posicionar nos primeiros lugares apesar do confinamento.
As cifras de consumo online de jogos móveis e jogos multijogador online romperam todo tipo de previsões. Milhões de pessoas se dedicaram a comprar produtos relacionados com os videogames pela permanência em casa, um momento em que a nova geração de consoles começou a entrar no mercado.
As diferentes plataformas de videogames impulsionaram as competições profissionais de gamers, chamados esportes eletrônicos. No ano passado, a indústria encerrou com um balanço positivo, mas continua em busca de novas vias de monetização. O ano 2021 apresenta-se favorável. Existem mecanismos de controle e de biossegurança e um melhor conhecimento do mercado. O futuro é incerto, mas o fenômeno dos videogames soube vencer as adversidades.
Ninguém imaginou que produtos como League Of Legends, Fall Guys, Among Us ou Fortnite obtivessem tanta popularidade e marcassem tendência global em plena pandemia. Sem dúvida nossa forma de jogar títulos de videogames mudou. E nos próximos anos surgirão novidades em dispositivos móveis para potenciar os entretenimentos sociais através de novas redes e conectividade à internet à máxima velocidade.