Você está navegando pela internet e se interessa por um site específico. Mas, às vezes, um simples clique pode acarretar problemas sérios, porque aquela página com ótimas ofertas e promoções, por exemplo, pode estar clonada ou ser fraudulenta
Dá para achar tudo no mundo virtual, não é mesmo? Comprar produtos, encontrar serviços, organizar uma programação cultural, verificar contas no internet banking são só algumas das facilidades. betrally Ou seja, basta dar o famoso Google e, voilà – é, isso é em francês -, aparece em segundos uma relação de assuntos relacionados com a sua busca, que você pode olhar na hora que quiser.
Realmente, o digital possui um impacto enorme na vida das pessoas. Só que, infelizmente, a acessibilidade e rapidez também são usadas para aplicação de golpes e traz prejuízos enormes.
Então, todo o cuidado é pouco. Um simples clique pode acarretar problemas sérios, porque aquele site bem atrativo, colorido e com ótimas ofertas e promoções pode ser clonado de algum e-commerce famoso ou ser fraudulento. بلاك جاك كازينو
E-commerce
Como qualquer atividade comercial, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) também rege as atividades do comércio eletrônico. Mas há, ainda, a Lei do E-commerce (Decreto Federal nº 7.962), instituída em 2013, ano em que as vendas online no Brasil cresceram significativamente (28%), portanto, se necessitava de normas de funcionamento e proteção tanto para o fornecedor da loja virtual quanto para o consumidor e, assim, regulamentar exclusivamente o comércio eletrônico.
As duas leis (CDC e do e-commerce) são complementares. Isso significa que quem comercializa produtos de forma virtual tem de respeitá-las.
Os principais pilares da Lei do E-commerce
– Clareza e disponibilidade das informações – Os dados da loja virtual (CNPJ, razão social, endereço da sede da empresa, telefone, e-mail e formulário para contato) devem estar expostos obrigatoriamente de forma visível. Isso também vale para o produto/serviço oferecido, que deve ser apresentado com informações de funcionamento, especificações técnicas, garantia e preços;
– Suporte imediato ao cliente – é obrigatório que o site disponha de uma seção de Fale Conosco, com atendimento ágil durante os sete dias da semana, de um chatbot ou um canal que funcione 24 horas por dia, e ofereça uma resposta ao consumidor no prazo de até cinco dias;
– Direito de arrependimento – O CDC já previa e foi reforçado pela Lei do E-commerce: a devolução do produto e o cancelamento da compra em até sete dias. Isso só vale para a compra de produtos fora do estabelecimento comercial.
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Como saber se um site é confiável?
É fundamental saber como identificar e diferenciar sites confiáveis de não confiáveis:
– Verifique sempre a URL do site, se ela é realmente do site oficial e cuidado com extensões de domínios como .ru ou .xyz;
– Preste sempre atenção se o endereço da URL está correto e se há um pequeno cadeado no canto esquerdo. Ele simboliza “conexão segura” para os sites que exigem informações como senhas e número do cartão de crédito;
– A URL do site deve começar com “https” em vez do tradicional “http”;
– Cuidado com sites muito novos, com pouco tempo de registro do domínio. Se for um site desconhecido, vale conferir os comentários de outros clientes;
– Confira se o site possui vulnerabilidades de segurança;
– Evite fornecer dados pessoais quando se usa computadores ou redes de Wi-Fi públicos;
– Deixe para lá sites que aceitam apenas boleto bancário e/ou depósito em conta corrente;
– Procure em sites de reclamações se há registro de algo sobre a marca, empresa ou profissional;
– Compare na lista do Procon e de outros serviços de proteção ao consumidor se o site é mencionado como não confiável;
– Analise a grafia de determinadas palavras. Os sites falsos costumam fazer erros grosseiros de gramática. العاب تربح مال
Gente mal-intencionada
Você pode estar em um site clonado ou fraudulento? Só quem é leigo cai nesses golpes? Isso não é verdade, a pessoa que usa e sabe utilizar bastante a internet também está sujeita a cair numa armadilha de gente mal-intencionada.
Quem nunca encontrou uma oportunidade de compra boa demais e fechou um negócio que nunca se concretizou?
Especialistas orientam que quando se dá de cara com uma promoção boa demais para ser verdade é possível que não seja mesmo! Duvide, porque preços muito abaixo dos de mercado, além da distribuição de prêmios ou dinheiro fácil, são chamarizes para enganar e se aproveitar do consumidor.
Também não se pode esquecer da ação de criminosos que fazem sites muito parecidos com os originais para confundir e lesar o usuário. Ainda, às vezes, a pessoa entra na página correta, mas, ao navegar, vai parar em lugares nada seguros por causa da esperteza de golpistas.
Por Raquel Budow