DÍVIDAS
IPVA atrasado pode ser parcelado em até 10 vezes

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
débitos com o Dteran

Tanto o imposto deste ano, como de ano anteriores, e até os parcelamentos não pagos, poderão ser renegociados

Quem está com o IPVA atrasado no Estado de São Paulo poderá parcelar a dívida em até 10 vezes no boleto. Isso vale também para o imposto não pago em anos anteriores, assim como para os acordos já feitos, mas que não foram cumpridos.


+ Devolução do IPVA para quem teve carros furtados ou roubados 

+ Dívida de IPTU e IPVA pode ser protestada

+ Secretaria da Fazenda paulista devolve dinheiro do IPVA


O processo para pedir o parcelamento é bem simples. Em primeiro lugar é preciso acessar o portal de Dívida Ativa e clicar em “consultar débitos”.  Como resultado, o sistema retornará com as dívidas referentes ao veículo que poderão ser parceladas. Depois que escolher a opção “Parcelamento”, o sistema enviará o contribuinte para outra página e ele poderá escolher as condições de pagamento.

Assim que for completado todo o processo, os boletos são emitidos pelo site e o pagamento pelo código de barras poderá ser feito nas agências bancárias ou lotéricas. Em caso de dúvidas, o site da Dívida Ativa possui uma área com os manuais de parcelamento e de IPVA, além de um canal de atendimento à população.

Parcelamento do IPVA atrasado

A Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE-SP), responsável pela cobrança dos tributos estaduais inscritos em dívida ativa, diz que com o parcelamento o contribuinte poderá sair de casa tranquilo após regularizar seu veículo.

Para a procuradora do Estado e chefe da Dívida Ativa, Elaine Motta, desde dezembro de 2018, a PGE-SP permite parcelamento do IPVA atrasado. Vale lembrar que 50% dos valores arrecadados vão para o município em que a placa do veículo está cadastrada. “É uma política pública de arrecadação não só para o Estado, mas também para o município, sobretudo visando que o contribuinte possa sair de casa tranquilo após regularizar seu veículo. O parcelamento do IPVA é barato, pois seus acréscimos são calculados com SELIC. Além disso, o parcelamento permite a regularização do veículo viabilizando seu licenciamento e possibilitando tirar o débito do protesto, após o recolhimento das custas no Cartório”, afirma a procuradora.

Este ano, a estimativa é realizar 600 mil acordos entre os débitos de 2018 e 2019 e os IPVAs anteriores que já haviam sido parcelados. Pretende-se receber o valor de R$ 400 milhões de IPVA. Em 2019, foram realizados 103.787 parcelamentos, num total de R$ 162 milhões.

Fonte: PGE-SP

Publicado em 23/09/2020

Atualizado em 12/01/2023

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore