Na lista evite esses sites, o Procon-SP menciona 500 lojas de varejo online que devem ser evitados pelo consumidor na hora de fazer compras
Já são 500 sites de comércio eletrônico não recomendados pela Fundação Procon-SP. A lista "Evite esses sites" foi criada em 2011 e tem o objetivo de alertar contra empresas de vendas online que trazem problemas ao consumidor. Consultar esta lista antes de fazer uma compra online é fundamental para que se tenha certa segurança no varejo eletrônico. A principal queixa contra esses sites é a não entrega do produto no prazo.
“As empresas listadas no evite esses sites são fornecedores que tiveram reclamações de seus clientes registradas na Fundação, foram notificadas e não responderam ou não foram encontradas, impossibilitando qualquer tentativa de intermediação entre as partes ou abertura de processo administrativo. Também compõem essa lista, sites criados exclusivamente para enganar o consumidor, que não realizam comércio eletrônico de produtos e serviços”, informa o Procon-SP.
Outros cuidados
O Procon-SP dá dicas de outros cuidados que podem ser tomados pelo consumidor antes de fazer uma compra online:
– Procurar no site a identificação da loja (razão social, CNPJ, telefone e outras formas de contato, além do e-mail). Checar se essas informações estão corretas;
– Preferir fornecedores renomados ou recomendados por amigos ou familiares;
– Desconfiar de ofertas vantajosas demais;
– Não comprar em sites em que as únicas formas de pagamento aceitas são o boleto bancário e/ou depósito em conta;
– Ler a política de privacidade da loja virtual para saber quais compromissos ela assume quanto ao armazenamento e manipulação de seus dados;
– Imprimir ou salvar todos os documentos que demonstrem a compra e a confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc).
Em caso de problemas com o comércio eletrônico, o consumidor do Estado de São Paulo poderá encaminhar o ocorrido ao site do Procon-SP e em caso de estelionato registrar um Boletim de Ocorrência.
Fonte: Fundação Procon-SP
Acesse o site Consumo em Pauta em seu smartphone
e tire aquela dúvida de última hora sobre o seu direito de consumidor.
www.consumoempauta.com.br
Assine a newsletter do Consumo em Pauta.
Respostas de 8
Consulte sempre a reputação da loja antes de comprar. Fiz compra na Loja do Mecanico sem consultar e me dei mal. Recebi 4 itens errados, a loja já reconheceu o erro mas não quer resolver.
Olá, Marcos
Porcure o Procon de sua localidade
Comprei na loja virtual mister billion, não entregaram meu produto, não respondem minhas msg, e nem no watts App, como devo proceder
Fiz uma compra na casa bahia e estou pagando sem ter recebido e no sistema deles da como se eu estivesse recebido e eles não resolve o problema nem sabem para pude foi o produto. E os telefones dele não atacam e o sistema de Whatsapp não funciona eles dão respostas sem soluções
Comprei dois travesseiros gigante na Casas Bahia só me entregar um até agora não resolver o meu problema falta de responsabilidade com o consumidor
Olá, José Carlos
Também registre sua reclamação contra as Casas Bahia na plataforma http://www.consumidor.gov.br.
Comprei três cobertores na Riachuelo vai fazer 6 meses até agora não me entregaram ainda loja que não tem caráter não tem compromisso e não tem responsabilidade com consumidor
Olá, José Carlos
Registre reclamação na plataforma http://www.consumidor.gov.br. É bem eficiente