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Especialista fala de comportamento na Black Friday

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Priscila Guskuma, treinadora comportamental | Foto: Mega Brasil

O programa Consumo em Pauta entrevista Priscila Guskuma, treinadora comportamental, para comentar o comportamento na Black Friday do consumidor e da empresa

Estamos entrando na semana da Black Friday e durante toda a semana muitas promoções serão realizadas por inúmeras empresas, sejam do e-commerce ou de lojas físicas. Mas o grande momento será na sexta-feira, dia 29, quando será realizada a décima edição desta mega promoção, considerada com um dos eventos mais importantes do ano para as marcas brasileiras.


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O comportamento das empresas e dos consumidores durante a Black Friday será comentado pela treinadora comportamental Priscila Guskuma. Ela é a entrevistada da jornalista Angela Crespo no programa Consumo em Pauta.

Muitas empresas médias e pequenas ainda não se preparam para este momento, com campanhas, promoções, site, provedor, logística, planejamento, estratégia, ousadia. كيفية اللعب في bet365 “Há mix de produtos que poderiam ser colocados em promoções, chamando novos clientes para seus estabelecimentos e até trazer aqueles que se distanciaram da loja. لعبة روليت مباشر

É fundamental verificar se o provedor do site do e-commerce tem capacidade para atender a demanda da data, que sobe muito, e pode fazer com que o consumidor desista porque o acesso é lento. Priscila alerta ainda sobre a segurança na venda. Em momentos de grande movimento há muitos aproveitadores que criam mecanismos de fraudes e podem deixar o consumidor em apuro e, consequentemente, a loja perde venda e ter sua marca manchada.

Quanto a logística de entrega, a treinadora comportamental diz que os grandes players do mercado estão preparados para um novo momento, ou seja, de o consumidor comprar online e retirar na loja, reduzindo o valor da taxa de entrega e evitando ficar à espera do recebimento do produto que, como aconteceu em anos anteriores na Black Friday, demorou demais para ser chegar. Os médios e pequenos, entretanto, ainda vão ter de depender dos serviços de entrega. “Nós, brasileiros, temos senso de urgência. Portanto, as empresas precisam estar muito bem preparadas para não queimar sua imagem numa data como esta em decorrência de uma logística que não atende às expectativas de seu cliente”, destaca Priscila.


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Mas há uma saída para eles, conforme a treinadora: utilizar pontos próximos do consumidor para ele mesmo fazer a retirada, como postos de combustíveis, outras lojas. Os lockers ainda não serão muito usados, conforme Priscila.

Pelo lado do consumidor, a treinadora comportamental destaca que é fundamental ter inteligência emocional em momentos de grande incentivo às compras, pois são nestes períodos que o brasileiro fica mais endividado. “Temos dois tipos de dívidas: a de investimento e a por impulso. “A primeira é pensando lá na frente, em um objetivo. A segunda, é por emoção. Depois de um tempo, o consumidor se pergunta por que comprou aquilo.”

Para Priscila, para estes últimos, é preciso abusar da reflexão e o ponto básico é a necessidade, sempre tendo como direção se aquela compra vai aproximar ou afastar o consumidor do que ele quer lá na frente.

Para saber mais sobre comportamento do fornecedor e do consumidor durante a Black Friday, acesse a Rádio Mega Brasil Online nesta segunda (25/11), às 16 horas. Reapresentações na terça, às 9 horas, e na quarta, às 20 horas. قواعد لعبة البولينج

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