A cada segundo há 25 tentativas de golpes financeiros, conforme mostra a empresa de cibersegurança PSafe. Saiba como não ser uma vítima
A cada dia aumenta o número de tentativas de golpes financeiros. Levantamento da empresa de cibersegurança PSafe mostra que houve aumento de 100% em fevereiro deste ano, na comparação como mês anterior. Foram quase 1 milhão de notificações e bloqueios de ameaças, ou seja, 25 tentativas de golpes financeiros por segundo. Este crescimento estaria ligado a golpes relacionados com PIX e o anúncio do recebimento de valores esquecidos nos bancos.
Ou seja, vivemos em constante ameaça e, em razão do grande número de tentativas, vamos acabar caindo em uma. Uma vez fisgado, o que poderemos fazer?
Entrar com ação na Justiça, como fez uma aposentada de 78 anos. O banco foi condenado a devolver os cerca de R$ 60 mil que retiraram da conta dela e a pagar R$ 10 mil de indenização por dano moral. Ainda, ele não precisará quitar os valores referentes aos empréstimos e às operações realizadas com o seu cartão de crédito.
Busca por reparação de golpes financeiros
A ação desta senhora foi impetrada pelo advogado Fabricio Posocco, do escritório Posocco & Advogados Associados. Na entrevista ao programa Consumo em Pauta ele aconselha a todos que forem vítimas de golpes financeiros que busquem a Justiça. “Se das 25 tentativas de golpes por segundo apenas uma se concretizar, em um minuto 60 pessoas sofrerão prejuízos. Precisamos buscar a reparação e forçar a termos mais segurança nas transações onlines.”
Caso o consumidor não tenha meios financeiros para a contratação de um advogado, Posocco recomenda procurar os defensores públicos. “Não podemos é simplesmente arcar com tanto dano ao nosso bolso”, completa.
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Cuidados para não ser uma vítima
Por outro lado, o advogado pontua a importância de os cidadãos tomarem o máximo de precaução para não ser uma vítima. Entre as ações que podem ser tomadas é colocar limites nos valores de transações. Segundo Posocco, esta é uma ação simples de ser feita. Basta procurar o gerente do banco onde mantém conta. Ou, então, usar os mecanismos virtuais que o próprio sistema financeiro já desenvolveu. “Com limites, fica mais difícil para fazer uma transferência via PIX de alto valor. Se ocorrer, deveria chamar a atenção da instituição financeira.”
O advogado explica que é dever do banco zelar pela lisura das operações bancárias. “A minha cliente, por exemplo, é correntista de longa data, e seu perfil de consumo é de conhecimento da instituição financeira.”
O que fazer se for vítima
A primeira providência, diz Posocco, é fazer um boletim de ocorrência presencial ou nas delegacias virtuais. Com ele em mãos, comunicar a instituição financeira que foi vítima de um golpe financeiro e exigir a devolução dos valores. “Se isso não resolver, então buscar a Justiça.”
Pessoas mais visadas
Pessoas com idade de 36 a 50 são as mais visadas por golpistas e fraudadores, conforme Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian. O mesmo estudo aponta que as tentativas de golpes virtuais foram mais expressivas no segmento de bancos e cartões, seguidos por financeiras, serviços, varejo, e, por último, telefonia.
De acordo com Jaison Reis, diretor de Soluções de Identidade e Prevenção a Fraudes da Serasa Experian, os consumidores devem estar atentos ao realizar transações e compartilhar os dados. “A tendência é de que os golpes sigam ocorrendo. Embora existam muitos mecanismos que possibilitem identificar a tentativa e evitar que de fato ocorra, a maior proteção está no cuidado com os dados pessoais e de crédito.”
O estudo ainda revela que a região onde ocorreu o maior número de tentativas foi a Sudeste, com 52,1% dos casos. Em seguida aparece a região Nordeste, com 17%, seguida por Sul, 16%, Centro-Oeste, 9% e Norte com 5,9% das tentativas.
Na Mega Brasil
Para saber mais detalhes sobre golpes financeiros e o que fazer, acesse a Rádio Mega Brasil Online nesta segunda (11/4), às 16 horas. Reapresentações na terça, às 9 horas, e na quinta, às 19 horas. Ou, então, acesse o canal do YouTube da Mega Brasil.