Roteador: troque a senha para sua segurança. bet365.com Este aparelho pode ser o causador de um grande estrago na vida de uma pessoa, simplesmente, porque não se dá a devida atenção a ele
Sabe o roteador que distribui o sinal da internet, via Wi-fi? Pois bem, você pode estar “dormindo com o inimigo”. Pegando emprestado o nome do filme de suspense psicológico de 1991, aquele aparelho pode ser o causador de um grande estrago na vida de uma pessoa, simplesmente, porque não se costuma trocar a sua senha.
O roteador promove a ligação entre dispositivos e a rede mundial de computadores ou entre dispositivos dentro de uma mesma rede. Para ficar mais claro ainda: ele cria um ambiente de transmissão de dados por via aérea, a partir da utilização de ondas de rádio.
Para isso tudo acontecer é preciso usar pacotes que contêm vários tipos de dados, que são organizados por camadas. Elas incluem, por exemplo, o envio de arquivos ou a abertura de uma página. Mas, aqui, queremos falar de uma seção especial – a que contém informações de identificação, como remetente, tipo de dados, tamanho e o endereço IP de destino (protocolo de internet), que se expostos podem vir a nos prejudicar. لعبة روليت مجانا
Por meio do roteador infectado, é possível redirecionar os usuários para páginas de phishing (com o objetivo de enganar as pessoas para que compartilhem informações confidenciais, como senhas e números de cartão de crédito) disfarçadas de páginas de webmail ou internet banking. Ao preencher os dados, estamos, sem saber, dando todas as nossas informações a um cibercriminoso.
Roteador: troque a senha para a sua segurança
“Dispositivos de rede e sua segurança são sempre esquecidos, uma vez que funcionam continuamente, sendo lembrados somente quando há algum problema”, afirma Fabio Assolini, diretor da Equipe de Pesquisa e Análise para a América Latina da Kaspersky, empresa internacional de cibersegurança e privacidade digital.
Ele reforça que muitas pessoas têm trabalhado em casa nos últimos dois anos, mas a segurança dos roteadores não melhorou ao longo deste tempo, por serem dispositivos raramente atualizados. “Por isso, o risco dessas vulnerabilidades serem exploradas pelos cibercriminosos continua sendo uma preocupação em 2022. O importante é prevenir a ameaça o mais cedo possível, uma vez que as pessoas normalmente descobrem um ataque desses quando já é tarde demais, ou seja, depois que o dispositivo foi atacado, teve suas configurações DNS alteradas, dinheiro e dados roubados das vítimas”, comenta.
Atualizar ou proteger
De acordo com recente estudo da inglesa Broadband Genie, 73% dos usuários nunca pensaram em atualizar ou proteger o seu roteador. Só que esse tipo de ameaça, vinda de roteadores vulneráveis, afeta a todos os envolvidos.
Desde 2010, conforme o CVE, o número de vulnerabilidades encontradas nos roteadores vem aumentando constantemente ao redor do mundo. Em 2020, este aumento global foi de 603, cerca de três vezes mais que no ano anterior. روليت اون لاين Já em 2021, o número de vulnerabilidades descobertas manteve-se quase tão elevado – 506 no total.
De todas as vulnerabilidades descobertas no ano passado, 87 delas foram críticas, que permite que o cibercriminoso contorne a autenticação e envie comandos remotos para um roteador, causando o roubo de dados transmitidos através de uma rede infectada, quer sejam as suas fotos pessoais, informações privadas, ou mesmo contratos comerciais enviados via e-mail.
+ Os principais problemas digitais nas compras online
+ Invista na segurança para usar apps financeiros
Recomendações úteis
Você pode proteger o seu roteador de ataques de cibercriminosos. Siga as dicas fornecidas pela Kaspersky:
- Altere a senha padrão. Escolha uma senha complexa e a atualize com regularidade;
- Não compartilhe números de série, endereços IP ou outras informações sensíveis, relativas aos seus dispositivos inteligentes nas redes sociais;
- Não compre dispositivos inteligentes de segunda mão. A prática é insegura. O seu firmware pode ter sido modificado para dar acesso a um criminoso que atua de forma remota;
- Prefira a criptografia. É uma maneira mais segura para a transferência de dados;
- Deixe desativado o acesso remoto nas definições do roteador. Se o acesso remoto for necessário, este deve ser desativado quando não estiver em uso;
- Não se esqueça de se manter alerta sobre as atualizações de firmware e sobre novas vulnerabilidades descobertas;
- Considere instalar uma solução de segurança especial para proteger sua rede e os dispositivos conectados.
*O filme “Dormindo com o inimigo, dirigido por Joseph Ruben é baseado no romance homônimo da escritora Nancy Price.
Por Raquel Budow