A Anac assinou termo de cooperação com a Senacon para monitorar as reclamações de consumidores contra as companhias aéreas registradas na plataforma Consumidor.gov
As interações entre consumidores e companhias aéreas registradas na plataforma Consumidor.gov.br serão monitoradas pela Anac (Agência Nacional de Aviação) a partir de março. Portanto, os consumidores que tiverem problemas com as empresas aéreas terão mais um canal para expor suas reclamações. Estão na plataforma as empresas Avianca (Vôos Internacionais), Avianca – Oceanair, Azul Linhas Aéreas, Gol Linhas Aéreas, Latam Airlines (Tam), Latam Cargo.
O anúncio da parceria foi feito por José Ricardo Botelho, diretor-presidente da Anac, e por Armando Luiz Rovai, secretário Nacional do Consumidor (Senacon) por ocasião da assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica entre as duas pastas. A medida vai contribuir para que a agência possa avaliar, de forma direta e precisa, as reclamações de consumidores contra aqs empresas aéreas.
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Para a Anac, a adesão ao sistema Consumidor.gov.br vai contribuir para o aumento das mediações bem-sucedidas entre passageiros e empresas aéreas, com a resolução efetiva das reclamações apresentadas pelos consumidores e, consequentemente, para a melhoria da qualidade da prestação do transporte aéreo no País.
Já para o secretário da Senacon, “ao aderir ao Consumidor.gov.br, a Anac dá um passo importante para trazer para o campo da regulação setorial brasileira, de forma inédita, uma percepção muito mais clara e precisa da perspectiva dos consumidores sobre o processo regulatório".
Para a Senacon, essa adesão da Anac à plataforma representa um passo extremamente importante para a consolidação do consumidor.gov.br como efetiva "porta de entrada" das reclamações de consumo, via internet, num ambiente público, onde toda a sociedade pode monitorar, dia a dia, a qualidade do relacionamento entre as empresas e seus consumidores.
Consumidor.gov
A ferramenta é um serviço público para solução alternativa de conflitos de consumo disponibilizado por meio de plataforma tecnológica de informação, interação e compartilhamento de dados monitorada pelos Procons e pela Senacon, com o apoio da sociedade.
No Consumidor.gov.br, o consumidor pode se comunicar diretamente com as empresas participantes, que se comprometeram a receber, analisar e responder as reclamações de seus consumidores em até 10 dias.
Atualmente, o índice de solução de conflitos por meio da plataforma é de cerca de 80%, num prazo médio de sete dias.
Fonte: Portal Brasil