Reclamações de companhias aéreas serão monitoradas pela Anac

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Reclamações de companhias aéreas no consumidor.gov serão monitoradas pela Anac | Foto: Divulgação

A Anac assinou termo de cooperação com a Senacon para monitorar as reclamações de consumidores contra as companhias aéreas registradas na plataforma Consumidor.gov

As interações entre consumidores e companhias aéreas registradas na plataforma Consumidor.gov.br serão monitoradas pela Anac (Agência Nacional de Aviação) a partir de março. Portanto, os consumidores que tiverem problemas com as empresas aéreas terão mais um canal para expor suas reclamações. Estão na plataforma as empresas Avianca (Vôos Internacionais), Avianca – Oceanair, Azul Linhas Aéreas, Gol Linhas Aéreas, Latam Airlines (Tam), Latam Cargo.

O anúncio da parceria foi feito por José Ricardo Botelho, diretor-presidente da Anac, e por Armando Luiz Rovai, secretário Nacional do Consumidor (Senacon) por ocasião da assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica entre as duas pastas. A medida vai contribuir para que a agência possa avaliar, de forma direta e precisa, as reclamações de consumidores contra aqs empresas aéreas.

> 
> 
> 

 

Para a Anac, a adesão ao sistema Consumidor.gov.br vai contribuir para o aumento das mediações bem-sucedidas entre passageiros e empresas aéreas, com a resolução efetiva das reclamações apresentadas pelos consumidores e, consequentemente, para a melhoria da qualidade da prestação do transporte aéreo no País. 

Já para o secretário da Senacon, “ao aderir ao Consumidor.gov.br, a Anac dá um passo importante para trazer para o campo da regulação setorial brasileira, de forma inédita, uma percepção muito mais clara e precisa da perspectiva dos consumidores sobre o processo regulatório". 

Para a Senacon, essa adesão da Anac à plataforma representa um passo extremamente importante para a consolidação do consumidor.gov.br como efetiva "porta de entrada" das reclamações de consumo, via internet, num ambiente público, onde toda a sociedade pode monitorar, dia a dia, a qualidade do relacionamento entre as empresas e seus consumidores.

Consumidor.gov

A ferramenta é um serviço público para solução alternativa de conflitos de consumo disponibilizado por meio de plataforma tecnológica de informação, interação e compartilhamento de dados monitorada pelos Procons e pela Senacon, com o apoio da sociedade.

No Consumidor.gov.br, o consumidor pode se comunicar diretamente com as empresas participantes, que se comprometeram a receber, analisar e responder as reclamações de seus consumidores em até 10 dias.

Atualmente, o índice de solução de conflitos por meio da plataforma é de cerca de 80%, num prazo médio de sete dias.

Fonte: Portal Brasil

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore