ARTIGO
CPF negativado? Veja como reativá-lo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Consumidor que tem CPF negativado pode nem conseguir emprego

O CPF negativado traz inúmeros transtornos para o cidadão, como a recusa por crédito, não tem direito a talão de cheques e cartões de crédito, obter empréstimos bancários ou financiamentos e pode até não conseguir emprego

Por Wellington Galvão

O CPF ou Cadastro de Pessoa Física é um documento emitido pela Secretaria da Receita Federal do Ministério da Fazenda para identificar cada cidadão nas situações fiscais e tributárias. Entretanto, esse dado ganhou uma importância maior que o próprio registro geral de identidade, o RG, na utilização pelas organizações públicas e privadas, para abrir uma conta bancária, solicitar crédito, financiamento, conseguir um emprego e até participar de promoções. Por isso, é fundamental que a pessoa física evite ter o CPF negativado, a fim de evitar problemas em diversas esferas do cotidiano, especialmente na hora de adquirir um bem.



Conheça as razões que levam o CPF a ser negativado, as consequências e como fazer para recuperá-lo:

Quais são os principais motivos para ter o CPF negativado?

O principal é o não pagamento de dívidas, tais como água, luz, telefone, cartão de crédito, boletos e carnês em geral, notas promissórias, financiamentos, empréstimos ou compras a prazo com contrato assinado. O atraso leva os credores a protestarem a dívida nos órgãos de cobrança e a consequente inadimplência acarreta à negativação do CPF.

Quais são as consequências do CPF negativado?

Existem diversas consequências que trazem transtornos à vida do consumidor. Uma delas é uma possível penhora de bens para o pagamento da dívida. Dependendo do valor em débito, o credor pode solicitar judicialmente a penhora da casa, do carro ou motocicleta para saldar a dívida.

Perder oportunidade de emprego é bastante comum. As empresas costumam consultar o CPF do candidato antes da contratação e, geralmente, pessoas com restrição não passam para a fase final do processo seletivo. Durante o tempo em que o cadastro estiver negativado, a pessoa física não poderá usar crédito pré-aprovado, solicitar cheques e cartões de crédito ou obter empréstimos bancários ou financiamentos, resultando em uma situação econômica restrita.

Por fim, mesmo após o pagamento da dívida e a regularização de seu nome, o contribuinte sofre uma queda no Score de Crédito. Este é um cálculo estatístico baseado em diversas informações públicas que prevê a probabilidade de inadimplência por parte do consumidor. Muitas empresas consultam esse score antes de aprovar uma compra a prazo, financiamento, etc.

O que o cidadão deve fazer para limpar seu CPF?

A melhor solução para limpar o CPF é quitar o débito. Assim que a dívida for paga, ou pelo menos negociada, o consumidor tem seu nome regularizado em até cinco dias úteis. Caso a dívida não seja paga após cinco anos, o CPF sai da lista de inadimplência. Em linguagem popular, caduca. Entretanto, isso não significa que o débito foi perdoado, e o credor continuará cobrando até que haja um acordo para o pagamento do mesmo.

Wellington Galvão é sócio-fundador da UnitFour, empresa brasileira referência em fornecimento de dados para as áreas de cobrança, call centers, risco, crédito, antifraude, CRM, e marketing

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore