A Ouvidoria do Bradesco é um departamento e está subordinada diretamente ao presidente, o que garante autonomia e isenção. Seu trabalho é a favor do cliente
Algumas empresas estão dando mais voz a Ouvidoria, por considerá-la peça fundamental na experiência positiva do consumidor e, assim, mantê-lo satisfeito e fiel. É o caso do Banco Bradesco, que desde o início do ano passado a Ouvidoria está subordinada diretamente ao presidente da instituição.
Conforme Nairo Vidal, diretor de Ouvidoria e Ouvidor, o primeiro ato de mudança estrutural de Octavio de Lazari Júnior ao assumir a presidência-executiva do banco foi de declarar que queria a Ouvidoria ao seu lado, por entender que problemas no relacionamento com clientes ocorrem e precisam ser resolvidos. “Ele sabe que a Ouvidoria é uma consultoria grátis e o Bradesco é uma instituição de porta aberta”, acrescenta Vidal.
O Bradesco sempre manteve o relacionamento com seu cliente como estratégia fundamental para o desenvolvimento do banco. Tanto que instituiu a Ouvidoria em maio de 2005, dois anos antes da Resolução 3.477/2007, do Banco Central (Bacen), determinando que as instituições financeiras e todas as outras autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil seriam obrigadas a ter Ouvidoria, “com a atribuição de assegurar a observância das normas legais e regulamentares relativas aos direitos do consumidor e de atuar como canal de comunicação entre essas instituições e os clientes e usuários de seus produtos e serviços, inclusive na mediação de conflitos”, diz a Resolução.
O Bradesco, aliás, sempre teve a preocupação de se relacionar positivamente com seus clientes, daí a expressão “de porta aberta”. Foi uma das primeiras empresas a criar um canal de atendimento aos consumidores, com o Alô Bradesco, lá pelos idos de 1985, antes mesmo da existência do Código de Defesa do Consumidor, lei assinada em setembro de 1990. Os relatórios gerados pelo canal Alô Bradesco, diz o Ouvidor, eram direcionados diretamente à mesa de Lázaro de Mello Brandão, então presidente da instituição financeira, que cobrava a solução dos gestores para os casos relatados pelos clientes.
A Ouvidoria do banco continua com a mesma função de buscar soluções para os infortúnios de seus clientes. “Não é só dar uma resposta, mas ir atrás da causa-raiz daquela situação e resolvê-la para que outros consumidores não passem pela mesma situação”, informa Vidal.
E, no Bradesco, Ouvidoria é um departamento, não uma área, o que significa, conforme Nairo Vidal, que não depende de ninguém para resolver as demandas e não tem viés com o departamento jurídico. “Não temos a preocupação de defender a instituição e, sim, nosso cliente. Nossa isenção nos permite buscar soluções e se houver necessidade de ‘conserto’ vamos exigi-lo; se o contrato não está bem redigido e causa problemas aos clientes, vamos solicitar as correções; se a questão foi de falha na venda, exigimos dos gestores um plano de ação. Sempre a voz do cliente é mais importante do que a de um gestor ou colaborador do banco.”
E tudo o que é registrado na Ouvidoria do Bradesco é relatado ao presidente-executivo, cujos encontros ocorrem uma vez por mês. Assim como as ações que foram tomadas pelos gestores e pela Ouvidoria.
Neste ano a Ouvidoria do Bradesco está trabalhando com inteligência artificial na leitura das demandas, o que trará maior agilidade no que causou a insatisfação do consumidor. “A inteligência artificial, na Ouvidoria, não vai tratar as demandas, vai subsidiar o backoffice de informações, o que dará ganho de produtividade, melhora no tempo de resposta e qualidade no que será dito ao consumidor.”
Texto: Angela Crespo
Respostas de 37
O NEGÓCIO MAIS SECRETO DO MUNDO SÃO OS E-MAILS DA DIRETORIA DO BRADESCO. NINGUÉM SABE, NINGUÉM DIVULGA, NÃO APARECE EM NENHUM SITE DO BRADESCO. MISTERIOSO. PARA UM SIGILO ASSIM, DEVE HAVER ALGUMA RAZÃO.
Estou a 10 meses com problemas na ouvidoria, as fatos não andam passei 20 e-mails, d Juliana gerente da ouvidoria, muito educada, muito gentil, mais não adianta
Nos meus e-mails, documentos áudios entre gerente e cliente, compensando cheques sem saldo, quitação de Contatos sem tirar juros futuros, prestações mensais dos contratos sendo debitados da minha conta, 3 depósitos de terceiros que sumiram da minha conta, é inacreditável, sou cliente a 42 anos, e nunca vi uma situação dessas, nessa próxima semana irei pessoalmente a cidade de Deus em Osasco, para ver se eu consigo um diálogo com a diretoria
Desculpe
ATT
José Roberto dos Reis augusto
Ag 0085
Conta 45.765-5
Tel celular 999765946
Prezados Srs
Boa tarde
Estou sem nenhuma resposta ao e-mail que mandei para os srs no dia 25 de junho de 2022
Estou com sérios problemas, sou cliente a 42 anos
A situação na agência aonde eu tenho conta não existe atendimento para mim
O mínimo que eu perdia seria um contato com algum diretor
ATT
José Roberto
Ag 0085
Conta 45.765-5
Estou solicitando o extrato da conta da pessoa jurídica em que sou sócia juntamente com meu pai (falecido) e meu irmão onde nós 2 temos poder p administrar e não rececebo nem acesso aà conta corrente.
Atualmente fui nomeada inventariante e meu irmão foi removido. Mesmo assim não consigo acesso ao extrato, sou muito bem tratada pela gerente Claudia que sempre me encaminha para outro funcionário que sempre me promete o extrato de forma facilitada para buscar dentro de 3 dias e qdo retorno sou atendida por outra pessoa que diz não saber nada a respeito.
Preciso dos extratos dos ultimos 10 anos dos extratos com urgência para prestação de contas para o juiz na proxima semana. Como proceder?
Ag 1235
conta 618900
Usuario irregular Sizenando Eterno e Ferro
Harmonia Empreendimentos agropecuários Ltada
Reclamante: Simone Ferro Rodarte
Olá, Simone
Procure diretamente a ouvidoria do Bradesco
Boa tatde!
Solicitei minhas DEDs, a mais de 15 dias e não obtive , fui na agência hoje e recebi informação que ainda não receberam , pediram para que eu continuasse aguardando.
E tbém tem a questão de um consignado que quitei em Dezembro de 2021, e ainda consta no meu portal do consignado.
Solicito o envio imediato das minhas DEDs.
Estou reclamando que a gerência da agência está roubando dinheiro da minha conta debitando seguro vários ,
Como se debita valores na conta do cliente sem a autorização do próprio fui a agência reclamar e eles falaram que era para cobrir META DE VENDA o Geraldo é o gerente da agência me falou para receber o dinheiro eu teria que contatar as seguradoras.
Já fui a delegacia para fazer um BOLETIM DE OCORRÊNCIA posso fazer sim .
Tentei falar com o gestor do banco mas foi negado quero meu dinheiro na mi há conta.
Pois para se debitar várias seguradoras todo mês isso é roubo. Ok
Pensei em me manifestar sobre minha indignação com os serviços prestados pelo Bradesco.
Mas pelo que vejo nos comentários acima – SEM NENHUMA RESPOSTA – Percebo que minha reclamação será em vão.
Infelizmente, vou ter que encerrar minha conta que já dura 28 anos na mesma agência, pedir meu dinheiro em C/C, poupança e investimento, todo de uma vez (na boca do caixa) e reunir todas minhas economias no banco concorrente, que por sinal me trata muito bem.
Em tempo: Agora aposentado, terei todo tempo necessário para fazer propaganda negativa a respeito do bradesco.
À
Diretoa do Bradesco
Vila Yara – CEP: 06029 900
Vila Yara – OSASCO – SP
Senhor Diretor:
Desculpe pela incômodo, mas necessito de ajuda.
Estive vária vezes na agência 2146. NADA. Usei os –
canais digitais e voz NADA. Minha conta 0032771/9 .
Há dias não consigo acessá-la. Quem sabe essa Dire
toria poderia resolver o problema. Como vou pagar as
despesas? Ou indicar uma pessoa competente para –
tal. Parece qua há uma necessidade de reciclagem,
por se tratar de pessoas novas ou sem experiência ok
Ausente ourtro motivo e aguardando uma solução, a
apresento as minhas cordiais saudações
SDRAlexandrino
Boa tarde, acabei de receber hoje dia 14de junho de 2023, uma notificação de compras no valor de 3.640,00 no magazine shop, e não reconheço essa compra, não fiz nenhuma compra hoje e além disso não tenho mais conta no Bradesco. Quero saber do que se trata esse golpe?
Olá, Maria de Lurdes
Isso pode ser um golpe para roubar seus dados bancários. De qualquer forma, procure o Bradesco para tirar a dúvida
Gente como e difícil resolver as coisas com o Bradesco situações que os supervisores das agências conseguiriam se fossem mais resolutivos e não tão inertes. Eu fiz empréstimo consignado em setembro 2022 e janeiro 2023 fui desligada em fevereiro a empresa repassou tudo que devia em dinheiro que foram descontados da rescisão acontece que paguei a maior e eles não querem me devolver o dinheiro me colocaram no Serasa sem eu dever nada e não querem resolver já liguei na ouvidoria , na agência falei com q se diz supervisor e debocham da sua cara, copiam e colam resposta e não dao a solução é impossível não ter um responsável por eles na agência não sei mais o que fazer não dão explicação fora que minha conta está no cheque especial e pago todos os meses o juros e eles não baixam e fica gerando outros juros do juros
Olá, Flávia
entre com uma reclamação no portal http://www.consumidor.gov.br
veja como funciona
https://consumoempauta.com.br/no-radio-como-funciona-o-consumidor-gov/