Consumidor deve adquirir o hábito de monitorar seu score de crédito antes de entrar num crediário, já que a pontuação varia com o histórico de pagamentos
Em funcionamento desde abril de 2020, o sistema score de crédito foi criado com o objetivo de facilitar o acesso ao crediário aos “bons pagadores”. A pontuação varia de acordo com o histórico do consumidor. Isso significa que, quanto mais baixo o score, maiores as dificuldades para conseguir empréstimos nas instituições financeiras. Por isso, quando as pessoas buscam crédito para arcar com suas despesas, é preciso redobrar a atenção.
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O score de crédito varia de 0 a 1000, sendo que até 300 o risco de inadimplência é considerado alto; entre 300 e 700, médio; e acima de 701, baixo. O cálculo leva em conta vários fatores, tais como: pagamentos de contas em dia, histórico de dívidas negativadas, relacionamento financeiro com empresas e os dados cadastrais atualizados.
Leandro Silva, coordenador dos cursos de gestão e ensino a distância do Centro Universitário Newton Paiva , afirma que, apesar de já estar em funcionamento para todos os brasileiros, muitos ainda não adquiriram o hábito de monitorar seus scores. “É importante enfatizarmos a importância dessa atitude”, reflete.
Críticas ao sistema score de crédito
Apesar de facilitar o trabalho das instituições financeiras de identificar os melhores pagadores, o score de crédito pode ser prejudicial aos consumidores. Conforme Paiva, se o indivíduo deixar de pagar uma conta por absoluta necessidade, por exemplo, ele terá seu score negativado. “Além disso, não há clareza na forma com que o cálculo é feito, o que torna impossível alguém prever quantos pontos vai perder”, afirma.
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O especialista acrescenta ainda a impossibilidade de solicitar correção de erros ou recontagens na pontuação. “Se antes os usuários tinham o poder de limpar seus nomes, agora eles ficam reféns dos scores. Trata-se de um sistema restritivo, que faz com que cada vez menos pessoas tenham acesso ao crédito ou passem a ter que pagar mais caro por ele”, declara.
“Diante dessa realidade, é fundamental que os usuários estejam cientes a respeito do funcionamento do novo sistema e fiquem vigilantes. A pontuação deve ser levada em consideração na hora de tomar decisões de compra e empréstimos, afinal, a recuperação após ter o score negativado não é tão simples, e pode levar tempo”, orienta Leandro.
Fonte: Assessoria de Imprensa