O chatbot Finanças Práticas, da Visa, é o primeiro a tratar exclusivamente sobre educação financeira. Para acessá-lo, basta entrar no Messenger do Facebook
A diretora de Comunicação Corporativa da Visa do Brasil, Sabrina Sciama, fala sobre o recém-lançado chatbot do Finanças Práticas no programa Consumo em Pauta, comandado pela jornalista Angela Crespo. A entrevista vai ao ar nesta segunda (13/11), na Rádio Mega Brasil Online.
Utilizando inteligência artificial e simulando diálogo com um ser humano, o chatbot está ancorado na plataforma Messenger, do Facebook, e é o primeiro a tratar exclusivamente do tema de finanças pessoais no País. Por meio dele, o cidadão pode tirar rapidamente dúvidas sobre educação financeira, fazendo perguntas, por exemplo, de como elaborar o orçamento doméstico, como sair do vermelho, o que fazer para limpar o nome que foi negativado em razão de dívidas não pagas, como poupar, qual a diferença entre DOC e TED, etc.
“Para acessar chatbot o cidadão entra no Messenger do Facebook e faz a busca por Finanças Práticas. Ao aparecer na tela, basta clicar e começar a interação com o robô”, explica a executiva da Visa. A partir das questões digitadas no chatbot, o cidadão tem acesso a todo o conteúdo do site Finanças Práticas de forma objetiva e com respostas rápidas, ajudando-o a resolver grande parte de suas dúvidas sobre finanças pessoais e sem precisar perder tempo com pesquisas na internet.
Programa premiado de educação financeira
Sabrina Sciama explica que o Finanças Práticas é um premiado programa de educação financeira da Visa, e está no ar desde 2005. No site há um vasto repertório de conteúdo sobre finanças pessoais, desde orçamento, planejamento financeiro, onde e como aplicar as sobras financeiras, como ter sobras financeiras, alugar ou financiar um imóvel, aposentadoria e até assuntos específicos para empreendedores.
Aliás, sobre o tema empreendedorismo, a diretora de Comunicação destaca que em outubro a Visa mundial criou a Visa Foundation, cujo trabalho priorizará o empreendedor. A fundação crê que as micros e pequenas empresas são a espinha dorsal da economia global e representam mais de 90% dos empreendimentos no mundo e geram de 50% a 60% dos postos de trabalho mundiais.
A criação da fundação, diz a executiva da Visa Brasil, irá influenciar o conteúdo do Finanças Práticas daqui para frente, uma forma de ajudar os empreendedores a bem administrar suas finanças.
O público que mais acessa o Finanças Práticas é o jovem, diz Sabrina, e o conteúdo mais acessado é qual a diferença entre DOC e TED. “Este assunto pode parecer básico para uns, mas muitos não têm pleno conhecimento do tema, e isso explica por que mantemos no Finanças Práticas desde conteúdos básicos aos mais complexos.”
O site Finanças Práticas é acessado mensalmente por cerca de 40 mil internautas. Quanto ao chatbot, a Visa ainda não disponibiliza números de questões lançadas para o robô responder. A página do Facebook do Finanças Práticas, entretanto, tem mais de 105 mil curtidas, o que pode dar a dimensão futura de acessos ao novo chatbot.
A razão para não informar os números do chatbot, conforme Sabrina Sciama, é porque ele foi colocado no ar em maio, por ocasião da Semana Nacional de Educação Financeira, e ainda está em processo de aprimoramento, com ajustes de linguagem para que o robô possa localizar todo conteúdo do Finanças Práticas e retorne ao cidadão uma resposta rápida e objetiva.
Para quem não conhece, a Semana Nacional de Educação Financeira é organizada pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef), formado por órgãos públicos – Banco Central e Ministério da Educação – e representantes de instituições privadas, como a Visa Brasil. Tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do planejamento financeiro e, assim, possa desenvolver uma relação equilibrada com o dinheiro e decisões acertadas sobre finanças e consumo.
Para saber mais sobre o chatbot do programa Finanças Práticas da Visa, acesse a Rádio Mega Brasil Online às 16 horas. Reapresentações da entrevista na terça, às 19 horas, e na quarta, às 9 horas.