NO RÁDIO: Visa usa robô para tirar dúvidas de educação financeira

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Sabrina Sciama, diretora de Comunicação Corporativa da Visa do Brasil, fala sobre o recém-lançado chatbot do Finanças Práticas | Foto: Mega Brasil

O chatbot Finanças Práticas, da Visa, é o primeiro a tratar exclusivamente sobre educação financeira. Para acessá-lo, basta entrar no Messenger do Facebook

A diretora de Comunicação Corporativa da Visa do Brasil, Sabrina Sciama, fala sobre o recém-lançado chatbot do Finanças Práticas no programa Consumo em Pauta, comandado pela jornalista Angela Crespo. A entrevista vai ao ar nesta segunda (13/11), na Rádio Mega Brasil Online.

Utilizando inteligência artificial e simulando diálogo com um ser humano, o chatbot está ancorado na plataforma Messenger, do Facebook, e é o primeiro a tratar exclusivamente do tema de finanças pessoais no País. Por meio dele, o cidadão pode tirar rapidamente dúvidas sobre educação financeira, fazendo perguntas, por exemplo, de como elaborar o orçamento doméstico, como sair do vermelho, o que fazer para limpar o nome que foi negativado em razão de dívidas não pagas, como poupar, qual a diferença entre DOC e TED, etc.

“Para acessar chatbot o cidadão entra no Messenger do Facebook e faz a busca por Finanças Práticas. Ao aparecer na tela, basta clicar e começar a interação com o robô”, explica a executiva da Visa. A partir das questões digitadas no chatbot, o cidadão tem acesso a todo o conteúdo do site Finanças Práticas de forma objetiva e com respostas rápidas, ajudando-o a resolver grande parte de suas dúvidas sobre finanças pessoais e sem precisar perder tempo com pesquisas na internet.

Programa premiado de educação financeira

Sabrina Sciama explica que o Finanças Práticas é um premiado programa de educação financeira da Visa, e está no ar desde 2005. No site há um vasto repertório de conteúdo sobre finanças pessoais, desde orçamento, planejamento financeiro, onde e como aplicar as sobras financeiras, como ter sobras financeiras, alugar ou financiar um imóvel, aposentadoria e até assuntos específicos para empreendedores.

Aliás, sobre o tema empreendedorismo, a diretora de Comunicação destaca que em outubro a Visa mundial criou a Visa Foundation, cujo trabalho priorizará o empreendedor. A fundação crê que as micros e pequenas empresas são a espinha dorsal da economia global e representam mais de 90% dos empreendimentos no mundo e geram de 50% a 60% dos postos de trabalho mundiais.

A criação da fundação, diz a executiva da Visa Brasil, irá influenciar o conteúdo do Finanças Práticas daqui para frente, uma forma de ajudar os empreendedores a bem administrar suas finanças.

O público que mais acessa o Finanças Práticas é o jovem, diz Sabrina, e o conteúdo mais acessado é qual a diferença entre DOC e TED. “Este assunto pode parecer básico para uns, mas muitos não têm pleno conhecimento do tema, e isso explica por que mantemos no Finanças Práticas desde conteúdos básicos aos mais complexos.”

O site Finanças Práticas é acessado mensalmente por cerca de 40 mil internautas. Quanto ao chatbot, a Visa ainda não disponibiliza números de questões lançadas para o robô responder. A página do Facebook do Finanças Práticas, entretanto, tem mais de 105 mil curtidas, o que pode dar a dimensão futura de acessos ao novo chatbot.

A razão para não informar os números do chatbot, conforme Sabrina Sciama, é porque ele foi colocado no ar em maio, por ocasião da Semana Nacional de Educação Financeira, e ainda está em processo de aprimoramento, com ajustes de linguagem para que o robô possa localizar todo conteúdo do Finanças Práticas e retorne ao cidadão uma resposta rápida e objetiva.

Para quem não conhece, a Semana Nacional de Educação Financeira é organizada pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef), formado por órgãos públicos – Banco Central e Ministério da Educação – e representantes de instituições privadas, como a Visa Brasil. Tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do planejamento financeiro e, assim, possa desenvolver uma relação equilibrada com o dinheiro e decisões acertadas sobre finanças e consumo.

Para saber mais sobre o chatbot do programa Finanças Práticas da Visa, acesse a Rádio Mega Brasil Online às 16 horas. Reapresentações da entrevista na terça, às 19 horas, e na quarta, às 9 horas. 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore