Lorena Tavares, da Senacon, explica como funciona o consumidor.gov, plataforma da Senacon que recebe reclamsções de consumidores
Para falar sobre a importância da plataforma consumidor.gov na solução alternativa de conflitos entre consumidores e empresas, Lorena Tavares, diretora substituta do DPDC, ligado à Senacon, é a convidada de hoje de Angela Crespo no programa Consumo em Pauta, na Rádio Mega Brasil Online.
Lorena explica o funcionamento do consumidor.gov, quem está no ar há mais ou menos 1,5 ano, e já tem cadastradas 282 empresas e mais de 166 mil consumidores.
Já foram postadas na plataforma milhares de queixas, que se transformam em informações essenciais ao governo para a “elaboração e implementação de políticas públicas de defesa dos consumidores além de inecentivar a competitividade no mercado pela melhoria da qualidade e do atendimento ao cliente”.
Nova Senacon quer ampliar uso da plataforma Consumidor.gov.br
TJRJ: Convênio com o consumidor.gov.br
Consumidor.gov está no site do TJSP
Senacon lança aplicativo consumidor.gov para celular
Consumidor.gov é monitorada pela Senacon
A plataforma consumidor.gov é monitorada pelos Procons e pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça, com o apoio da sociedade. Conforme Lorena, este serviço “coloca as relações entre consumidores, fornecedores e o estado em um novo patamar ao possibilitar a transparência e controle social, que são imprescindíveis à efetividade dos direitos dos consumidores; as informações apresentadas pelos cidadãos consumidores são estratégicas para gestão e execução de políticas públicas de defesa do consumidor; o acesso a informação potencializa o poder de escolha dos consumidores e contribui para o aprimoramento das relações de consumo”.
As empresas têm de aderir ao sistema para atender seus consumidores. Para tanto, assinam termo no qual se comprometem em conhecer, analisar e investir todos os esforços disponíveis para a solução dos problemas apresentados. O consumidor, por sua vez, deve se identificar adequadamente e comprometer-se a apresentar todos os dados e informações relativas à reclamação relatada.
Não são só empresas que vêm aderindo ao sistema de conciliação de conflitos entre fornecedores e consumidores. Entidades da sociedade civil também apoiam a plataforma. É o caso da Associação Comercial de Sorocaba, que mesmo não sendo fornecedor de produtos ou serviços diretamente ao consumidor, se comprometeu a colaborar para que as relações com o cliente do comércio local sejam efetivas e mais eficientes. Para tanto, a entidade se comprometeu a estimular os associados a aderirem ao sistema.
Quer saber mais sobre o consumidor.gov? Não perca hoje, às 16 horas, a entrevista de Lorena Tavares, com reapresentações na terça-feira, às 19 horas, e na quarta-feira, às 9 horas. Acesse www.rádiomegabrasilonline.com.br
Publicado em 02/11/2015
Revisado em 26/02/2024
Respostas de 2
Comprei produtos de prata no dia 05 de dezembro 23, pulseira, berloques, mais oculos que vinham de brinde. Entrega em até 14 dias.
Até o momento não chegou, a loja me ignora, não responde meus questionamentos. Acho que e golpe. Mas continuam lá vendendo
Olá, Sandra
é bem provável que seja golpe. Denuncia no Procon de sua localidade. Ele pode colocar na lista “Evite estes sites” e, assim, outros consumidores não vão cair em golpe