Os cuidados para comprar um celular usado serão explicados por Anderson Takara, sócio da Yesfurbe, plataforma de compra e venda de aparelhos
Você já pensou em comprar um celular usado? Dependendo do ano de fabricação, do modelo e do estado externo dele, ele pode sair até 70% do valor de um novo. Este tipo de comércio vem crescendo no País, embora ainda representa só 9% do mercado, conforme estudo global de mobilidade da Deloitte.
Uma das empresas que atuam na venda de celular usado é a Yesfurbe, plataforma de compra, venda, troca e refabricação de celular, que nasceu há 13 anos para ofertar aos consumidores opções de aparelhos seminovos com tecnologia de última geração a preços acessíveis. Somente em 2018 a empresa cresceu 20% com o reaproveitamento de aparelhos, além de incentivar o consumo sustentável e contribuir com o meio ambiente ao evitar o descarte incorreto.
Assista à entrevista no YouTube. Acesse aqui
Mas será que é seguro comprar um celular usado? Essa é uma das questões que serão respondidas por Anderson Takara, sócio da Yesfurbe. Ele é o entrevistado da jornalista Angela Crespo no programa Consumo em Pauta.
Conforme Takara, a Yesfurbe oferta ao mercado produtos que passam por diversos testes de qualidade, dão seis meses de garantia e nota fiscal. “A nossa maior preocupação ao comercializar um celular usado é passar confiança ao comprador. Antes de o aparelho ir para a plataforma de venda, recebe uma análise criteriosa, que inclui a troca de peças, reparo e higienização.”
A Yesfurbe prefere usar o termo celular refabricado em vez de celular usado. Eles são adquiridos de seguradoras, de lojas que atuam no sistema trade-in (quando o consumidor entrega o seu celular usado na compra de um novo) ou vendidos para a plataforma pelo próprio dono. “O consumidor pode nos entregar qualquer aparelho. Basta entrar na plataforma e ir na aba de compra de aparelhos. Ao colocar o ano e o modelo, terá a informação de quanto pagaremos pelo aparelho. Caso queira nos vender, receberá um voucher que poderá ser utilizado na compra de um ou outro celular refabricado”, explica Takara.
Para determinar o preço da compra, a Yesfurbe considera diversas variáveis, como o ano de fabricação e a demanda por aquele modelo. “Não importa quanto anos têm o celular usado. Compramos todos. Os que não terão condições de venda pela plataforma por ser muito antigo ou não ter possibilidade de recuperação, desmontamos e utilizamos as peças em outros aparelhos ou as revendemos, o que significa um ganho sustentável para o meio ambiente”, assinala Takara.
Ao entregar o celular usado por para a Yesfurbe o consumidor não precisa ter os acessórios, como fone de ouvido, carregador, etc. Mas quando a empresa vende o aparelho, quem compra irá receber com todos os acessórios. “Seria decepcionante para o cliente receber um smartphone sem o carregador, principalmente se o cliente está trocando de marca. Para todas as compras, a Yesfurbe envia com o celular um carregador e um cabo USB alternativo homologado pela Anatel, em uma embalagem personalizada da marca e manual de instrução.”
Para saber mais sobre a compra e venda de celular usado, acesse a Rádio Mega Brasil Online nesta segunda-feira (01/04), às 16 horas. Reapresentações na terça, às 19 horas, e na quarta, às 9 horas.
Por Angela Crespo
Uma resposta
TÁ, MAS SE DER PROBLEMA MESMO ASSIM? PORQUE SABE COMO É REFURBISHED, NORMALMENTE NÃO FUNCIONA DIREITO.
QUAIS SÃO OS MEUS DIREITOS CASO O PRODUTO DO TAKADA AI NÃO FUNCIONAR E NÃO ATENDER MEUS INTERESSES?
ISSO É PROPAGANDA DA LOJA, CLARO, MAS QUERO SABER SOBRE MEUS DIREITOS DE CONSUMIDOR…
Sugiro uma pauta com um advogado especialista em direitos do consumidor para saber sobre esses direitos, inclusive o de propaganda sobre esse tipo de produto, afinal, nem todos as vezes vendem produtos refurbished como refurbiched, apenas usados, ou seja, sem dizer que de fato foram invadidos para troca de componentes essenciais.
valeu!
Minha sugestão esse advogado aqui Dr. Dori Boucault – 3280 8906