Senacon atualiza aplicativo consumidor.gov para celular

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O aplicativo consumidor.gov.br pode ser baixado nas lojas virtuais dos celulares. Com ele, o consumidor terá mobilidade para registrar reclamação e conferir no próprio ponto de vendas como a empresa trata seus clientes

O aplicativo Consumidor.gov.br está com uma nova versão para download para celulares com o sistema Android. Conforme a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon-Ministério da Justiça), com a atualização, o aplicativo está mais ágil e funcional.

Segundo o secretário Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, Luciano Timm, a necessidade de melhora no canal de comunicação surgiu em virtude do isolamento social causado pela pandemia do coronavírus, já que a plataforma dá voz ao consumidor sem que ele precise sair de casa.

Por meio do aplicativo Consumidor.gov.br é possível que consumidor e empresa resolvam problemas diretamente entre si, pela internet, sem necessidade de instauração de processo administrativo ou judicial.

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Com ele, o consumidor tem mobilidade para conferir no próprio ponto de vendas como a empresa trata seus clientes, verificar a reputação de uma marca e, ainda, analisar o tempo de resposta, ver o que está sendo postado pelos consumidores e se a questão foi resolvida. Tudo o que é inserido pelo cidadão na ferramenta fica disponível para consulta e acessível na palma da mão.

Para ter acesso ao aplicativo consumidor.gov.br, após baixá-lo na loja virtual, o usuário precisa fazer um cadastro, se ainda não tem (quem fez o cadastro no desktop na plataforma consumidor.gov.br só precisa fazer o login), entrar com login e senha e já terá disponível a ferramenta.

Como funciona o aplicativo Consumidor.gov.br

Os dados coletados via o aplicativo vão para a mesma base do Consumidor.gov.br na internet.

As empresas que aderiram à ferramenta da Senacon têm 10 dias como prazo máximo para dar a resposta a seu cliente na questão postada no consumidor.gov.br. O índice médio de solução é de 80,9% e no prazo médio de 7,9 dias o consumidor recebe a proposta de conciliação e de acordo por parte da empresa. Já aderiram ao sistema 286 empresas. “A interação é entre o consumidor e as empresas. Elas se comprometem, no momento de adesão ao sistema, a tratar a demanda como única e dar a resposta adequada. Tudo é documentado e está disponível para consulta, exceto os dados pessoais de quem postou a reclamação”, explica a Senacon.

Outros como pontos fortes do Consumidor.gov.br é a avaliação dos usuários, que têm dado nota média 3 (de 1 a 5) de satisfação; uma nova forma de se trabalhar com políticas públicas, uma vez que o Estado tem acesso às informações sobre o relacionamento entre consumidores e fornecedores sem precisar gastar energia para solucionar cada caso; o monitoramento e análise das questões postadas por todos os organismos que compõem o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Procon, Defensoria Pública, Ministério Público e a própria Senacon.

De acordo com governo, o Consumidor.gov já registrou mais de 2 milhões e meio de reclamações e tem cerca de 2 milhões de consumidores cadastrados. Aproximadamente 800 empresas utilizam o aplicativo, de diferentes áreas, como telecomunicações, varejo, indústria, bancos e transporte aéreo.

Por Angela Crespo

Atualizada em 28/05/2020

 

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