SAÚDE
O que fazer com a mudança no rol de procedimentos da ANS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
rol taxativo da ans

O rol de procedimentos da ANS é taxativo, decidiu o STJ. Isso significa que os planos de saúde só devem cobrir o que está nesta lista

O rol de procedimentos da ANS agora é taxativo. A decisão recente do STJ (Superior Tribunal de Justiça) coloca todos os conveniados dos planos de saúde sob a tutela de cerca de 3 mil itens nele relacionado. Se o procedimento ou o medicamento não estiver claramente ali relacionado, o consumidor não terá direito à cobertura. E, aí, terá de bancar o tratamento ou buscar o apoio da Justiça. O que não será tão fácil, já que a decisão do STJ pauta todos os demais tribunais.

O rol taxativo, na prática, diz que os planos de saúde não precisam prestar serviços além de lista da ANS. Já o rol exemplificativo, que até então vigorava, aponta que os planos de saúde não devem se limitar a cobrir apenas aquilo que está previsto na lista da ANS. Isso porque ela serve apenas como exemplo para tratamentos básicos.

A decisão do STJ vem como resposta às milhares de ações na Justiça de conveniados que receberam “não” do seu plano de saúde para tratamentos e procedimentos prescritos por médicos e terapeutas.


+ Rol de procedimentos taxativo ou exemplificativo. O que é isso?
+ O que fazer quando há negativa de cobertura do plano de saúde
+ Plano médico ou SUS: onde cuidar da sua saúde?


Rol de procedimentos da ANS: o que muda?

eliane gasetta“Na prática, tudo o que não estiver expressamente inserido no rol de procedimentos da ANS, o consumidor terá de procurar ou SUS (Sistema Único de Saúde) ou pagar de forma particular. Por fim, a própria Justiça.” É essa a interpretação da advogada Eliane Gasetta, entrevistada no programa Consumo em Pauta.

Conforme a advogada, que é pós-graduada em Direito Processual Civil e sócia do Escritório Eliane Gasetta Advocacia e Consultoria Jurídica, o consumidor terá de sempre consultar rol de procedimentos da ANS para verificar se a indicação clínica de seu médico conta desta lista.

O caminho para a consulta é acessar no Portal da ANS as características que são cobertas pelo plano (consulta/exames, internação, parto e/ou odontologia). Em seguida, escrever o nome do procedimento que deseja verificar para saber se está ou não incluso no convênio médico. Depois, selecionar entre os resultados fornecidos a opção que pretende consultar. Finalmente, a ferramenta de consulta informará se o procedimento desejado é de cobertura obrigatória do plano.

“Muitas indicações, entretanto, têm nomes puramente técnico e pode estar na lista com outra descrição”, pontua a Eliane Gasetta. O conveniado, então, ainda segundo orientação da advogada, deverá procurar seu médico para que ele defina o procedimento de acordo com o que está escrito no rol da ANS.

Exceções estão previstas

A decisão do STJ em tornar o rol de procedimentos da ANS taxativo tem algumas exceções. A advogada Eliane destaca que não havendo substituto terapêutico ou esgotados os procedimentos do rol da ANS, pode haver a cobertura do tratamento indicado pelo médico ou odontólogo. “Mas, para tanto, será necessário que o procedimento não tenha sido indeferido expressamente pela ANS. Assim como a agência deve fazer a incorporação do procedimento ao rol.”

Outras exceções, ainda segundo a advogada, e estão na decisão do STJ, é que “haja comprovação da eficácia do tratamento à luz da medicina baseada em evidências. Terá de haver ainda recomendações de órgãos técnicos de renome nacionais (como Conitec e Natjus) e estrangeiros. Por fim, seja realizado, quando possível, o diálogo interinstitucional do magistrado com entes ou pessoas com expertise técnica na área da saúde, incluída a Comissão de Atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde Suplementar.”

Na Mega Brasil

Para saber mais sobre o rol de procedimentos da ANS, acesse a Rádio Mega Brasil Online nesta segunda, às 16 horas. Reapresentações na terça, às 9 horas, e na quinta, às 19 horas. A entrevista completa também pode ser acessada no canal do YouTube da Mega Brasil.

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore